Publicações 2015-2017
2017
Abrantes, Ana Margarida (2017). Sobre o Perdão. Histórias de uma Resposta Improvável. In: A. T. Matos, G. d’Oliveira Martins e P. Hananberg, eds., O Futuro ao Nosso Alcance. Homenagam a Roberto Carneiro. 1.ª ed. Lisboa: CEPCEP, pp.301-314. ISBN 978-972-9045-40-0.
Almeida, Carla (2017). Negociação do sentido em ambientes virtuais de ensino / aprendizagem. In: J. A. Moreira e C. Vieira, coord., eLearning no Ensino Superior. Vol. 4. 1.ª ed. Coimbra: CINEP/IPC, pp.17-38. ISBN 978-989-99463-4-7.
Almeida, Carla (2017). O poder dos discursos do patronato portuense nas sessões comemorativas de aniversários: rituais verbais, argumentação e configuração enunciativa / The power of the speeches of porto’s employers in anniversary commemorative sessions: verbal rituals, argumentation and enunciative configuration, Revista Linha d’Água, [online] 30(1), pp.69-87. Disponível em: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v30i1p69-87 [Acesso 3 set. 2018]. ISSN 2236-4242.
Álvaro, Patrícia e Ferrari, Lilian, org. (2017). Linguística cognitiva: pensamento, linguagem e cultura. Vol. 2. Campos de Goytacazes: Brasil Multicultural.
Andrade, Helen e Ferrari, Lilian (2017). Dêixis, espaços mentais e categorização: o caso dos pronomes we e you em inglês. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, [online] 33(1), pp.219-241. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4450381937360662086 [Acesso 4 set. 2018]. ISSN 1678-460X.
Anjos, Rafael; Fernandes, Carla e Pereira, João (2017). 3D Flashback: an informative application for dance. ERCIM News, [online] 108, pp.33-34. Disponível em: https://ercim-news.ercim.eu/en108/special/3d-flashback-an-informative-application-for-dance [Acesso 28 set. 2017]. ISSN 0926-4981.
Avelar, Maíra e Ferrari, Lilian (2017). Integração experiencial e dêixis locativa: O papel discursivo dos gestos. Caderno de Estudos Linguísticos, [online] 59(1), pp.73-89. Disponível em: https://doi.org/10.20396/cel.v59i1.8648300 [Acesso 4 set. 2018]. ISSN 2447-0686.
Batoréo, Hanna Jakubowicz (2017). On Ironic Puns in Portuguese Authentic Oral Data. How does multiple meaning make irony work? In: A. Athanasiadou e H. Colston, eds., Irony in Language Use and Communication. 1.ª ed. [n.d.]: John Benjamins, pp.109-126. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/9332 [Acesso 8 maio 2020]. ISBN 9789027209856.
Batoréo, Hanna Jakubowicz (2017). Tipologia do espaço e tipologia das línguas na Linguística cognitiva: proposta de Leonard Talmy. In: P. T. Alvaro e L. Ferrari, eds., Linguística Cognitiva: pensamento, linguagem e cultura. Vol. I. 1.ª ed. Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, pp.136-177. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/9333 [Acesso 8 maio 2020]. ISBN 978-85-5635-013-8.
Batoréo, Hanna Jakubowicz; Almeida, Nuno e Lourenço, Soraia (2017). Aspetos da Realidade do Português como Língua Oficial em Timor-Leste: uma reflexão dez anos depois da independência. In: P. Osório, ed., Teorias e Usos Linguísticos. Aplicações ao Português Língua Não Materna. 2.ª ed. Lisboa: Lidel, pp.335-358. Disponível: http://hdl.handle.net/10400.2/9349 [Acesso 8 maio 2020].
Bernardo, Ana Maria; Alves, Fernanda Mota e Abrantes, Ana Margarida, eds. (2017). Vom Experiment zur Neuorientierung. Forschungswege der Germanistik im 21. Jahrhundert. Berlim: Frank&Timme. ISBN 978-3-7329-0135-7.
Jürgens, Stephan (2017). How to communicate on the verge of collapse. Choreographic Practices, 8(1) (Número especial: Words and Dance), pp.89-109. e-ISSN 2040-5677; ISSN 2040-5669.
Oliveira, Mariangela (2017). Linguística funcional centrada no uso e ensino. In: V. Casseb-Galvão e M. H. Neves, org., O todo da língua – teoria e prática do ensino de português. 1.ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, pp.15-34.
Oliveira, Mariangela (2017). Propriedades contextuais e mudança construcional: o caso de aí está e aí tá no português do Brasil. Revista Odisséia, [online] 2 (número especial), pp.125-143. Disponível em: https://doi.org/10.21680/1983-2435.2017v2n0ID12889 [Acesso 7 set. 2018]. ISSN 1983-2435.
Oliveira, Mariangela e Teixeira, Ana (2017). Padrões construcinais de base locativa na perspectiva do texto e da gramática do português. In: E. Luquetti e S. Moura, org., Linguística em perspectiva: cognição e ensino de língua e literatura. Vol. 1. 1.ª ed. Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, pp.74-91.
Pelosi, Ana; Santos, Letícia Adriana e Amaral, Janete Pereira (2017). Prefácio. In: A. Pelosi, L. A. Santos e J. P. Amaral, org., Violência, Polidez, Mediação de Conflitos e Acesso à Justiça: Alguns Caminhos. Vol. 1. Fortaleza: Estácio.
Pelosi, Ana; Santos, Letícia Adriana e Amaral, Janete Pereira, org. (2017). Violência, Polidez, Mediação de Conflitos e Acesso à Justiça: Alguns Caminhos. Vol. 1. Fortaleza: Estácio.
Pinheiro, Diogo e Ferrari, Lilian (2017). “Aí vem eu doidão”: Uma abordagem cognitivista para a inversão do sujeito no português brasileiro. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, [online] 33(1), pp.187-217. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102-445030345206455426 [Acesso 4 set. 2018]. ISSN 1678-460X.
Pinheiro, Diogo et al. (2017). Referência genérica em SNs singulares: uma abordagem cognitivista experimental. Revista de Estudos da Linguagem, [online] 25(3), pp.1463-1500. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.25.3.1463-1500 [Acesso 4 set. 2018]. e-ISSN 2237-2083.
Silva, Maria da Luz e Batoréo, Hanna Jakubowicz (2017). Aquisição e aprendizagem da morfologia e morfossintaxe verbal pelos falantes de herança das comunidades imigrantes na Suíça. In: P. Osório, ed., Teorias e Usos Linguísticos. Aplicações ao Português Língua Não Materna. 2.ª ed. Lisboa: Lidel, pp.55-68. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/9348 [Acesso 8 maio 2020]. ISBN 978-989-752-258-1.
Teixeira, José (2017). Mais importante que a verdade: o valor argumentativo dos provérbios. In: R. Soares e O. Lauhakangas, orgs., 10º Colóquio Interdisciplinar sobre Provérbios / 10th Interdisciplinary Colloquium on Proverbs. Atas ICP16 Proceedings. [PDF] [n.d.]: Associação Internacional de Parameologia/ International Association of Paramiology (AIP-IAP), pp.550-560. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/47555 [Acesso 3 set. 2018]. ISBN 978-989-98685-7-1.
Teixeira, José (2017). Metáforas verbais e pictóricas, média e comunicação: a cascata de metáforas de “geringonça” nos cartunes. Revista Portuguesa de Humanidades – Estudos Linguísticos, [online] 21(1), pp.87-110. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/53379 [Acesso 3 set. 2018]. ISSN 0874-0321.
2016
Almeida, Carla (2016). «Conselho de amigo, aviso do céu»: contributos para a análise semântico-pragmática dos atos ilocutórios de conselho e de aviso em confronto com o de ameaça. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (2), pp.1-29. Disponível em: http://ojs.letras.up.pt/index.php/APL/article/view/1534/1340 [Acesso 3 set. 2018]. ISSN 2183-9077.
DOI 10.21747/ 2183-9077/rapl2a1
Almeida, Carla (2016). Dispositivos linguísticos de atenuação e de intensificação: estratégias retórico-argumentativas de persuasão. Revista Portuguesa de Humanidades – Estudos Linguísticos, 20(1), pp.25-50. ISSN 0874-0321.
Almeida, Carla (2016). Estratégias discursivas de mitigação na sequência discursiva de pergunta-resposta: a justificação no contexto de entrevista. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (1), pp.19-36. Disponível em: http://ojs.letras.up.pt/index.php/APL/article/view/1585/1408
[Acesso 3 set. 2018]. ISSN 2183-9077.
DOI 10.21747/ 2183-9077/rapla4
Almeida, Maria Clotilde e Sousa, Bibiana (2016). Worldmaking in Rap – Predators, Fighters, Salvagers: a Multimodal Approach. In: C. Fernandes, ed., Multimodality and Performance. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.23-37. ISBN 978-1-4438-9465-4.
Álvaro, Patrícia e Ferrari, Lilian, org. (2016). Linguística cognitiva: da linguagem aos bastidores da mente. Vol. 1. Campos de Goytacazes: Brasil Multicultural.
Batoréo, Hanna Jakubowicz (2016). AQUA-motion domain and metaphorization patterns in European Portuguese: AQUA-motion metaphor in AERO-motion and abstract domains. Signo Journal, 41(70), pp.88-100. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/6231 [Acesso 8 maio 2020]. ISSN 1982-2014.
Batoréo, Hanna Jakubowicz (2016). Como conceptualizamos a ironia no discurso? Representações e meta-representações do implícito. Revista Portuguesa de Humanidades – Estudos Linguísticos, 20(1), pp.9-24. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/6234 [Acesso 8 maio 2020]. ISSN 0874-0321.
Batoréo, Hanna Jakubowicz (2016). Gramáticas de costas voltadas: que futuro para o ensino do português como língua pluricêntrica a falantes não-nativos (PLNM)? In: B. Hlibowicka-Weglarz, J. Wisniewska e E. Jablonka, eds., Língua Portuguesa: unidade e diversidade. 1.ª ed. Lublin: Editora da Universidade Marie Curie-Sklodowska, pp.93-108. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/6232 [Acesso 8 maio 2020]. ISBN 978-83-7784-913-2.
Batoréo, Hanna Jakubowicz (2016). Que gramática temos para estudar o português língua pluricêntrica? In: J. Teixeira, org., O Português como Língua num mundo global: problemas e potencialidades. 1.ª ed. Braga: Universidade do Minho – Centro de Estudos Lusíadas, pp.85-102. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/6235 [Acesso 8 maio 2020]. ISBN 978-989-755-209-0.
Batoréo, Hanna Jakubowicz (2016). Resenha Crítica: The languag myth: why language is not an instinct? Revista LinguíStica, 12(1), pp.21-32. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/6236 [Acesso 8 maio 2020]. e-ISSN 2238-975X; ISSN 1808-835X.
Batoréo, Hanna Jakubowicz (2016). The contact induced partial restructuring of the non-dominating variety of portuguese in East Timor. In: R. Muhr et al., eds., Pluricentric languages and non-dominant varieties worldwide: the pluricentricity of portuguese and spanish: new concepts and descriptions. Vol. 2. 1.ª ed. Wien: Peter Lang, pp.137-152. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/6233 [Acesso 8 maio 2020]. ISBN 978-3-631-67914-2.
Batoréo, Hanna Jakubowicz e Ferrari, Lilian (2016). Events of motion and Talmyan typology: verb-framed and satellite-framed patterns in Portuguese. Cognitive Semantics, 2(1), pp.59-79. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/6212 [Acesso 8 maio 2020]. e-ISSN 2352-6416; ISSN 2352-6408.
Cabral, Diogo; Silva, João; Fernandes, Carla e Correia, Nuno (2016). Annotating Live Video with Tablet Computers: a preliminary user study. In: P. Buono, R. Lanzilotti e M. Matera, eds., Proceedings of the 2016 International Working Conference on Advanced Visual Interfaces (AVI’16). [PDF] New York: ACM, pp.296-297. Disponível em: https://dl.acm.org/citation.cfm?doid=2909132.2926069 [Acesso 12 out. 2017]. ISBN 9781450341318.
DOI 10.1145/2909132.2926069
Carneiro, Mônica e Pelosi, Ana (2016). Metáforas sistemáticas e sua emersão na fala de vítimas de violência doméstica contra a mulher. In: E. Leurquin, M.J. Marçalo e M.M. Souza, org., Múltiplas Facetas da Linguagem. 1.ª ed. Campinas: Mercado de Letras, pp.15-36. ISBN 978-85-7591-440-3.
Castilho, Ataliba de, coord. (2016). Rede Interuniversitária/Projeto: Projecto CNPq (Brasil) “Para a História do Português Brasileiro (PHPB)”. Rev. cient. [um capítulo] Hanna Batoréo. São Paulo: Universidade de São Paulo e Museu da Língua Portuguesa. Disponível em: https://sites.google.com/site/corporaphpb/home [Acesso 29 ago. 2018].
Cavalcanti, Fernanda e Pelosi, Ana (2016). As metáforas animais e suas implicações interacionais. Scripta, [online] 20(40), pp.272-285. Disponível em:
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2016v20n40p272 [Acesso 4 set. 2018]. e-ISSN 2358-3428.
DOI 10.5752/P.2358-3428.2016v20n40p272
Evola, Vito; Skubisz, Joanna e Fernandes, Carla (2016). The Role of Eye Gaze and Body Movements in Turn-Taking during a Contemporary Dance Improvisation. In: E. Gilmartin, L. Cerrato e N. Campbell, eds., Extended Abstracts of the 3rd European Symposium on Multimodal Communication (MMSYM 2015). [PDF] Linköping: LiU Press, pp.24-31. Disponível em: http://www.ep.liu.se/ecp/article.asp?issue=105&article=005 [Acesso 11 out. 2017]. ISBN 978-91-7685-679-6.
DOI 10.13140/RG.2.1.3115.6885
Fernandes, Carla (2016). Introduction. In: C. Fernandes, ed., Multimodality and Performance. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.1-6. ISBN 978-1-4438-9465-4.
Fernandes, Carla e Jürgens, Stephan (2016). Moving from an artist-led practice into self-emerging educational approaches. Performance Research, [online] 21(6), pp.71-77. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13528165.2016.1239910 [Acesso 28 set. 2017]. e-ISSN 1469-9990; ISSN 1352-8165.
DOI 10.1080/13528165.2016.1239910
Fernandes, Carla, ed. (2016). Multimodality and Performance. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing. ISBN 978-1-4438-9465-4.
Ferrari, Lilian (2016). Construções gramaticais e laços de polissemia: as extensões metafóricas de comunicação verbal. Revista LinguíStica, [online] Volume especial, pp.102-113. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rl/article/view/5441 [Acesso 4 set. 2018]. e-ISSN 2238-975X; ISSN 1808-835X.
Ferrari, Lilian (2016). Deixis and multiple bends: the role of recursion in meaning construction. Acta Scientiarum. Language and Culture, [online] 38(2), pp.153-159. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/29400 [Acesso 4 set. 2018]. e-ISSN 1983-4683; ISSN 1983-4675.
DOI 10.4025/actascilangcult.v38i2.29400
França, Aniela; Ferrari, Lilian e Maia, Marcus, org. (2016). A linguística no século XXI: convergências e divergências no estudo da linguagem. São Paulo: Contexto.
Gabriel, Rosângela e Pelosi, Ana (2016). Linguagem figurada e compreensão leitora. Uma proposta dinâmica para a formação de leitores autônomos. In: R. Gabriel e A. Pelosi, org., Leitura e cognição: emergência e produção de sentidos. 1.ª ed. Florianópolis: Insular, pp.17-45.
Gabriel, Rosângela e Pelosi, Ana (2016). Prefácio. In: R. Gabriel e A. Pelosi, org., Linguagem e Cognição: emergência e produção de sentidos. Vol. 1. 1.ª ed. Florianópolis: Insular. ISBN 978-85-7474-952-5.
Gabriel, Rosângela e Pelosi, Ana, org. (2016). Linguagem e cognição: emergência e produção de sentidos. Vol. 1. Florianópolis: Insular. ISBN 978-85-7474-952-5.
Galhano, Isabel (2016). Understanding ‘shit talk’: Interpersonal communication in Rui Horta’s SetUp. In: C. Fernandes, ed., Multimodality and Performance. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, [n.d.]. ISBN 978-1-4438-9465-4.
Gouveia, João; Fernandes, Carla e Correia, Nuno (2016). The Creation-tool: augmenting the annotation of performing arts rehearsals. In: C. Fernandes, ed., Multimodality and Performance. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.146-158. ISBN 978-1-4438-9465-4.
Jürgens, Stephan (2016). Este corpo que me ocupa / This body that occupies me. [Vídeo] Lisboa: BlackBox – Arts & Cognition. Disponível em: https://vimeo.com/164809579 [Acesso 2 out. 2017].
Jürgens, Stephan (2016). I am sitting in a room different from the one you are in now. [Vídeo] Lisboa: BlackBox – Arts & Cognition. Disponível em: https://vimeo.com/149282000 [Acesso 2 out. 2017].
Jürgens, Stephan (2016). I was here. [Vídeo] Lisboa: BlackBox – Arts & Cognition. Disponível em: https://vimeo.com/149282563 [Acesso 2 out. 2017].
Jürgens, Stephan (2016). Three methods of designing a workflow with multimodal video annotation in interdisciplinary choreographic processes. In: C. Fernandes, ed., Multimodality and Performance. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.159-178. ISBN 978-1-4438-9465-4.
Jürgens, Stephan; Fernandes, Carla e Fiadeiro, João (2016). Graphic models developed by João Fiadeiro. [Vídeo] Lisboa: BlackBox – Arts & Cognition. Disponível em: https://vimeo.com/149281774 [Acesso 2 out.].
Jürgens, Stephan; Henriques, Francisco e Fernandes, Carla (2016). Re-constructing the choreographic studio of João Fiadeiro through animated infographic films. PARtake: The Journal of Performance as Research, [online] 1(1), [n.d.]. Disponível em: http://scholar.colorado.edu/partake/vol1/iss1/3 [Acesso 28 set. 2017]. ISSN 2472-0860.
Malisz, Zofia et al. (2016). The ALICO corpus: analysing the active listener. Language Resources and Evaluation, 50(2) (Número especial: LREC’14: State of the Art in Language Resources and Evaluation), pp.411-442. e-ISSN 1574-0218; ISSN 1574-020X.
Marinho, Elyssa e Ferrari, Lilian (2016). Mesclagem conceptual em piadas curtas. Revista LinguíStica, [online] 12(1), pp.147-160. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rl/article/view/4524/3295[Acesso 3 set. 2019]. e-ISSN 2238-975X.
Oliveira, Mariangela e Aguiar, Milena Torres de (2016). SN e pronome locativo – um caso de construcionalização lexical na língua portuguesa. In: C. Silva e D. de Matos, org., Usos linguísticos – formas e funções. 1.ª ed. Curitiba: CRV, pp.161-182. ISBN 978-85-4440-917-6.
Oliveira, Mariangela e Cezario, Maria Maura, org. (2016). Funcionalismo linguístico: diálogos e vertentes. Niterói: Editora da UFF.
Oliveira, Mariangela e Rocha, Rossana (2016). Hierarquia contextual e construcional: correspondências e implicações. Revista LinguíStica, [online] volume especial, pp.68-82. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rl/article/view/5439 [Acesso 7 set. 2018]. ]. e-ISSN 2238-975X, ISSN 1808-835X.
Pelosi, Ana (2016). Editorial. Signo, [online] 41(70), pp.1-3. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/7307 [Acesso 4 set. 2018]. e-ISSN 1982-2014.
DOI 10.17058/signo.v41i70.7307
Pelosi, Ana e Gabriel, Rosângela (2016). Atitudes intolerantes erguem muros e impedem a construção de pontes: uma análise cognitivo-discursiva da emersão da metáfora sistemática no gênero artigo de opinião. Signo, [online] 41 (Edição especial: VII Colóquio Nacional Leitura e Cognição), pp.29-41. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/7323 [Acesso 4 set. 2018]. e-ISSN 1982-2014.
DOI 10.17058/signo.v1i1.7323
Pelosi, Ana et al., org. (2016). Literatura, linguagem e mídia: convergências e cenários. Vol. 1. 1.ª ed. [PDF] Águas de São Pedro: Livronovo. Disponível em: https://www.unisc.br/site/coloquio2015/archives/literatura_linguagem_midia.pdf [Acesso 5 set. 2018]. ISBN 978-85-8068-238-0.
Pizarro, Isabel e Teixeira, José (2016). Metáfora concetual e literariedade: a “Hora” de Fernando Pessoa. Diacrítica, [online] 30(1), pp.139-161. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/42242 [Acesso 3 set. 2018]. ISSN 0807-8967.
Ribeiro, Cláudia; Anjos, Rafael; Fernandes, Carla e Pereira, João (2016). 3D annotation in Contemporary Dance: enhancing the Creation-Tool Video Annotator. In: S. Manitsaris, ed., Proceedings of the 3rd International Symposium on Movement and Computing (MOCO’16). [PDF] New York: ACM, pp.146-158. Disponível em: https://dl.acm.org/citation.cfm?id=2948961 [Acesso 12 out. 2017]. ISBN 978-1-4503-4307-7.
DOI 10.1145/2948910.2948961
Rosário, Ivo e Oliveira, Mariangela (2016). Funcionalismo e abordagem construcional da gramática. Alfa: Revista de Linguística, [online] 60(2), pp.233-259. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/8007 [Acesso 7 set. 2018]. e-ISSN 1981-5794.
DOI 10.1590/1981-5794-1608-1
Teixeira, José (2016). A força dos valores implícitos dos provérbios na comunicação publicitária. In: R. Soares e O. Lauhakangas, orgs., 9º Colóquio Internacional sobre Provérbios – Atas / 9th Interdisciplinary Colloquium on Proverbs – Proceedings. [PDF] Tavira: Associação Internacional de Paramiologia, pp.50-60. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/43011 [Acesso 3 set. 2018]. ISBN 978-989-98685-6-4.
Teixeira, José (2016). O léxico também usa Prada?: Léxico, cognição e publicidade. In: A. Almeida, E. Santos e J. Soledade, org., Saberes lexicais – Mundos, mentes e usos. 1.ª ed. [PDF] Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, pp.279-314. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/40186 [Acesso 3 set. 2018].
Teixeira, José (2016). O português como língua num mundo global – Problemas e potencialidades: Introdução. In: J. Teixeira, O português como língua num mundo global – Problemas e potencialidades. 1.ª ed. [PDF] Braga: Centro de Estudos Lusíadas da Universidade do Minho, pp.7-13. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/43689 [Acesso 3 set. 2018]. ISBN 978-989-755-209-0.
Teixeira, José (2016). Português, língua de ciência? In: J. Teixeira, O português como língua num mundo global – Problemas e potencialidades. 1.ª ed. [PDF] Braga: Centro de Estudos Lusíadas da Universidade do Minho, pp.175-190. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/43639 [Acesso 3 set. 2018]. ISBN 978-989-755-209-0.
Teixeira, José (2016). Provérbios, Metáfora e publicidade: a sedução pelos implícitos. In: X. Sánchez Rei e M.A. Marques, org., As Ciências da Linguagem no Espaço Galego-Português—Divergência e Convergência. 1.ª ed. [PDF] Braga: Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, pp.209-242. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/45141 [Acesso 3 set. 2018]. ISBN 9789897552403.
Teixeira, José, ed. (2016). O português como língua num mundo global – Problemas e potencialidades. Braga: Centro de Estudos Lusíadas da Universidade do Minho. ISBN 978-989-755-209-0.
Vereza, Solange; Pelosi, Ana e Carneiro, Mônica (2016). The metaphoric framing of violence. Sistematic and situated metaphors in discourse. In: R. Gabriel e A. Pelosi., org., Linguagem e cognição: emergência e produção de sentidos. 1.ª ed. Florianópolis: Insular, pp.195-216.
2015
Abrantes, Ana Margarida (2015). Cognitive Science and How We Think About Money. In: I. Gil e H. Gonçalves da Silva, eds., The Cultural Life of Money. 1.ª ed. Berlim: Walter de Gruyter, pp.181-195. ISBN 978-3-11-042569-7.
Abrantes, Ana Margarida (2015). Translation and Imagination. In: P. Hanenberg, ed., A New Visibility: On Culture, Translation and Cognition. 1.ª ed. Lisboa: Universidade Católica Editora, pp.48-64. ISBN 9789725404645.
Almeida, Carla (2015). Estratégias discursivas de mitigação na sequência discursiva de pergunta-resposta: a justificação no contexto de entrevista. In: J. Veloso, A. Moreno e F. Silva, orgs., Textos Selecionados do XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Braga: APL, pp.65-76. ISBN 978-989-97440-4-2.
Batoréo, Hanna Jakubowicz (2015). Bokus, B., ed. (2014). Children’s Language and Communicative Knowledge, in Memory of Professor Grace Wales Shugar. (Special issue of Psychology of Language and Communication, 18(2-3)). Child Language Bulletin, [online] 35(1), [n.d.]. Disponivel em: http://www.iascl.org/bulletins/bulletinV35N1.html#18 [Acesso 4 set. 2018].
Batoréo, Hanna Jakubowicz (2015). Competência metafórica e a linguística cultural: exemplo de conceptualização das emoções em chinês e na cultura ocidental. Revista Investigações – Linguística e Teoria Literária, [online] 28(2), pp.1-28. Disponível em:
http://www.repositorios.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1695/1421 [Acesso 29 set. 2017]. e-ISSN 2175-294X; ISSN 0104-1320.
Batoréo, Hanna Jakubowicz (2015). Criatividade Linguística, Cultura e Ensino da Língua Portuguesa (Português Língua Não-Materna): O que a Linguística Cognitiva nos ensina acerca das diferenças entre o Português Europeu e o Português dos Brasil? Universos de Língua Portuguesa em Debate/ Swiaty Jezyka Portugalskiego, Studia Iberystyczne, 13, pp.259-271. ISSN 2082-8594.
DOI 10.12797/SI.13.2014.13.21
Batoréo, Hanna Jakubowicz (2015). Linguagem centrada no uso e o conhecimento linguístico: linguística cultural, linguística cognitiva e os estudos linguísticos. In: A. Fiéis, M. Lobo e A. Madeira, orgs., O Universal e o Particular – uma vida a comparar. Homenagem a Maria Francisca Xavier. 1.ª ed. Lisboa: Colibri, [n.d.]. ISBN 978-989-689-477-1.
Batoréo, Hanna Jakubowicz (2015). Linguística cultural e o estudo do léxico da língua portuguesa (PE e PB). In: D. Simões, P. Osório e C. Molica, eds., Contribuição à Linguística no Brasil: um projecto de vida. Miscelânea em homenagem a Cláudia Roncarati. 1.ª ed. [PDF] Rio de Janeiro: Dialogarts, pp.98-143. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/9330 [Acesso 8 maio 2020]. e-ISBN 978-85-8199-031-6; ISBN 978-85-8199-032-3.
Batoréo, Hanna Jakubowicz (2015). Linguística cultural e o estudo do léxico da língua portuguesa (PE e PB): a linguagem-em-uso, os sentidos múltiplos e as operações de perspectivação conceptual. In: A. Domingues Almeida, E. Santana dos Santos e J. Soledade, eds., Saberes Lexicais: mundos, mentes e usos. 1.ª ed. Salvador: EDUFBA, pp.217-254. ISBN 978-85-232-1390-9.
Batoréo, Hanna Jakubowicz (2015). Recensão Crítica: Isabel Roboredo Seara, dir. e coord. (2014). Cortesia: olhares e (re)invenções. Edição: Lisboa: Chiado Editora. ISBN: 978-989-51-2247-9. Linguística – Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, 10, pp.167-174. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/9335 [Acesso 8 maio 2020]. ISSN 1646-6195.
Batoréo, Hanna Jakubowicz (2015). Recensão Crítica: Shugar, Grace Wales, Bokus, Barbara, and Smogorzewska, Joanna (2013). From Reference Situation to Narrative Text. Piaseczno, Poland: LEXEM. Child Language Bulletin, [online] 35(1), [n.d.]. Disponível em: http://www.iascl.net/bulletins/bulletinV35N1.html#20 [Acesso 2 out. 2017].
Batoréo, Hanna Jakubowicz e Silva, Maria da Luz (2015). Aquisição e aprendizagem da morfologia e morfossintaxe verbal pelos falantes de herança das comunidades imigrantes na Suíça. In: P. Osório, ed., Teorias e usos linguísticos. Aplicações ao Português língua não materna. 1.ª ed. Lisboa: Lidel, pp.55-68. ISBN 978-989-752-041-9.
Batoréo, Hanna Jakubowicz; Almeida, Nuno e Lourenço, Soraia (2015). Aspetos da realidade do português como língua oficial em Timor-Leste: uma reflexão dez anos depois da independência. In: P. Osório, ed., Teorias e usos linguísticos. Aplicações ao Português língua não materna. 1.ª ed. Lisboa: Lidel, pp.335-358. ISBN 978-989-752-041-9.
Galhano, Isabel e Galvão, Elena (2015). Nonverbal communication. In: F. Pöchhacker, ed., Routledge Encyclopedia of Interpreting Studies. 1.ª ed. London: Routledge, p.279. ISBN 978-0-415-63432-8.
Swiatkiewicz, Teresa e Batoréo, Hanna Jakubowicz (2015). Como traduzir a ordem das palavras na frase? Estudo interlinguístico sobre a topicalização do complemento direto na tradução Polaco-Português. Diacrítica, 29(1), pp.5-26. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/9326 [Acesso 8 maio 2020]. ISSN 0807-8967.
Teixeira, José (2015). Mecanismos linguísticos em publicidade: a construção dos conceitos de perfeição e de eternidade. In: M. A. Marques e X. Sánchez Rei, eds., Novas perspetivas linguísticas no espaço galego-português. 1.ª ed. [PDF] [n.d.]: Departamento de Galego-Portugués, Francés e Lingüística, Universidade da Coruña, pp.175-199. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/37701 [Acesso 3 set. 2018].
Teixeira, José (2015). Metáforas da crise cotidiana: os media e a veiculação da crise grega. Revista Investigações – Linguística, [online] 28(2) (Edição Temática: 35 anos de Metáforas da Vida Cotidiana), [n.d.]. Disponível em. http://hdl.handle.net/1822/40454 [Acesso 3 set. 2018]. e-ISSN 2175-294X.
Teixeira, José (2015). Poder e valores da linguagem verbal na publicidade. Revista Portuguesa de Humanidades – Estudos Linguísticos – Discurso e Cognição, [online] 19(1), pp.79-98. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/41671 [Acesso 3 set. 2018]. ISSN 0874‑0321.
Teixeira, José; Almeida, Ariadne e Santos, Elisângela (2015). A semântica cognitiva e suas conexões com as ciências da linguagem e com aspectos socioculturais – entrevista com José de Sousa Teixeira. Pontos de Interrogação – Revista do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, [online] 5(1), pp.177-187. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/41278 [Acesso 3 set. 2018].
Menu
- Projetos
- Projetos em curso
- HEREDITARY – HetERogeneous sEmantic Data Integration for guT-brAin interplay
- TTC-CPLP – Terminologias Técnicas e Científicas para a CPLP
- CHAMUÇA – Arquivo Lexical Português e Sul-Asiático
- e-Term ANCV – Recurso terminológico jurídico-parlamentar digital Assembleia Nacional de Cabo Verde
- EPISTRAN – Epistemic Translation: Towards an Ecology of Knowledges
- DiTo – Didática do Texto
- REDGRAM – Percursos e trajetórias gramaticais (recursos educativos digitais)
- iRead4Skills – Intelligent Reading Improvement System for Fundamental and Transversal Skills Development
- Active Citizenship Through Dialogue in Virtual teacher communities
- ProPerL2 – Produção e Perceção de fala na aprendizagem de L2
- Heritage Languages go to School: The interplay of (extra)linguistic factors in successful language development
- Investigating the impact of implicit and explicit instruction on phonological acquisition in a second language
- LAUA – Language Attrition and Ultimate Attainment
- CORRELATE – Corpora e Recursos Lexicais e Terminológicos
- ANACOREX – Anafora y expresiones referenciales en el bilinguismo: triangulando enfoques de corpus y experimentales
- Caring Communication: a terapia genética no contexto da hemofilia
- CoRaLHis – Comparing Romance Languages through History: building a multilingual parallel diachronic corpus (13th-18th C.)
- MorDigital – Digitalização do Diccionario da Lingua Portugueza de António de Morais Silva
- Western Sephardic Diaspora Roadmap
- EXPRIMI
- G&T.Comenta
- Glossário Colaborativo COVID-19
- TERMVEST – Terminologia do Vestuário: Versão Português Europeu
- Edição Digital do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP-1940)
- PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
- POR Nível – Construção e validação de um teste de colocação em nível para PLE
- ANACOR: A corpus-based approach to anaphora resolution in second language acquisition: beyond the interfaces
- Léxico dos Bens Culturais
- Projetos concluídos
- ELEXIS – European Lexicographic Infrastructure
- Humanities Going Digital (HUGOD)
- LL2DS – Linking Linguistics to Data Science
- QuILL – Quality in Language Learning
- Corpus Linguístico & Avatar para a Língua Gestual Portuguesa
- Monitor Corpora. PressCoronaVírus
- Com@Rehab – Comunicação para reabilitação interativa em realidade virtual
- Read4Succeed: Improving migrant, refugee and from deprived neighbourhood children reading skills through an Animal Assisted Reading program
- Projeto GiroFLE
- OrthoDef
- Dicionário de Português Europeu-Árabe Padrão
- MOCOLANG-O – MOdélisation COnceptuelle des troubles (du LANGage et de la communication) en Orthophonie
- Romance clitics in diachrony. An integrated approach
- Corpus de Literatura Portuguesa para Distant Reading
- ALPROF – Automatic Assessment of Language Proficiency for Migrant Integration
- CLARIN CLUNL
- Utopia, Alimentação e Futuro
- Desenvolvimento de estruturas sintáticas na aquisição monolingue e bilingue do português e do francês
- The Case of Grammatical Relations
- BlackBox – Artes e Cognição
- Promoção da Literacia Científica
- PerGRam – Percursos para o ensino da gramática nos primeiros anos de escolaridade
- Proposta de Organização do Conhecimento no Âmbito da Infertilidade: uma questão de terminologia
- Subordinação em Português Medieval
- Crosslinguistic and Crosspopulation approaches to the Acquisition of Dependencies
- Fatores Sintáticos e Lexicais na Complexidade do Processamento
- SIERA – Integrating Sina Institute into the European Research Area
- Dependências Sintáticas dos 3 aos 10 Anos
- Eventos e Subeventos em Caboverdiano
- TKB – Transmedia Knowledge Base for Contemporary Dance
- CogniNET – Semântica cognitiva em redes colaborativas
- Estudos Contrastivos Português/Esloveno
- APSE – Envelhecimento, pobreza e exclusão social: Um estudo interdisciplinar sobre serviços inovadores de intervenção social
- MERIDIUM – Multilingualism in Europe as a Resource for Immigration – Dialogue Iniatiative among the Universities of the Mediterranean
- DUPLEX – Duplos e Expletivos na Sintaxe Dialectal do Português Europeu
- Reflets Culturels de la Métaphore de Spécialité d’une culture à l’autre – Réseau de Lexicologie, Terminologie et Traduction
- ACASS – Análise da Conversação Aplicada ao Serviço Social. O interagir comunicacional na Intervenção Social
- VILA_CCC_Mont: Video indexation and linguistic annotation of contemporary choreographic creations
- e-LearnLex – Lexicografia de aprendizagem
- PreTexto – Praxis, Conhecimento e Texto
- PROGRAMMA – Processos de Gramaticalização em Português Europeu
- DHISCURSO – História dos Discursos em Portugal
- Técnicas Experimentais na Compreensão da Aquisição do Português Europeu
- Morfologia e Sintaxe na Aquisição de L2
- Laboratório de Linguística e Ensino de Línguas
- Dicionário da Língua Portuguesa Medieval
- Políticas e Práticas de Internacionalização do Ensino da Língua Portuguesa: os Leitorados de Português
- ENUNTIO
- Oneness – On-line less used and less taught language courses
- DISTEX – Textos e Discursos do Português Moderno e Contemporâneo
- ENLU – European Network for the Promotion of Language Learning among all undergraduates
- GRADE – Gramática e Enunciação
- HISPAM – História do Português Antigo e Médio
- LANGVAR – Aquisição/Aprendizagem da Linguagem, Variação e Mudança
- MORPHOCOM – Morfologia Computacional Aplicada a Corpora
- NEOPORTERM – Observatório de Neologia e de Terminologia em Língua Portuguesa
- NOTATOR – Tipo Medieval para Computador
- ONTOLEXTERM – Dicionários terminológicos e ontologias
- PHILOLOGIA – Filologia e Linguística Histórica: Fontes para a História da Língua Portuguesa
- REFORTERM – Reformulação e Terminologia
- LEXTERM – Léxico e automatização
- Quality assessment of the Word Health Survey Questionnaire in Portuguese. Classification, Assessment, Surveys & Terminology
- Léxico e Sintaxe do Verbo do Português Medieval
- PHARMATERM – Lexicografia Bilingue de Especialidade
- Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário
- Automatic Translation System from and to Portuguese for public administration
- Thematic Network Project in the Area of Languages 2 (TNP 2)
- Thematic Network Project in Languages: Exploitation and Dissemination of Results
- Thematic Network Project in the Area of Languages (TNP 1)
- Arquivos Electrónicos de Terminologias e “corpora”, PRAXIS XXI
- CORDIAL-SIN – Corpus dialetal para o Estudo da Sintaxe
- TERMÉDICA – TERminologia e ensino da língua MÉDICA
- Corpora do Português Medieval – Etiquetagem e Segmentação Automáticas
- Etiquetagem e Segmentação Automática de Corpora de Português Medieval
- A Gramática do Português Medieval – Contributos para a sua caracterização
- Projetos em rede
- ELEXIS Association
- PhraConRep – A Multilingual Repository of Phraseme Constructions in Central and Eastern European Languages
- ENEOLI – European Network On Lexical Innovation
- Consórcio HN CST ARIANE
- UniDive – Universality, diversity and idiosyncrasy in language technology
- Metalex – International Metalexicography Network
- @ Cientista Regressa à Escola
- CLIL in Languages Other Than English
- NexusLinguarum – European network for Web-centred linguistic data science
- Distant Reading for European Literary History
- HL2C – Consórcio de Língua de Herança
- KEYSTONE – Semantic Keyword-Based Search on Structures Data Sources
- ARLE – International Association for Research in L1 Education
- ENeL – European Network of e-Lexicography
- GraMaLL – Grasping Meaning Across Languages and Learners
- European Statistical System Centers and Networks of Excellence on SDMX
- Language Impairment in a Multilingual Society: Linguistic Patterns and the Road to Assessment
- Crosslinguistically Robust Stages of Children’s Linguistic Performance
- GIRTraduvino – Grupo de Investigación Reconocido sobre la Lengua de la Vid Y el Vino y su Traducción
- Value for Health CoLAB
- Infraestruturas
- Prestação de Serviços
- BDTT-AR – Base de Dados Terminológica e Textual para a Assembleia da República. Fase 2
- Sistemas Conceptuais e Terminológicos no INE
- BDTT-AR – Base de Dados Terminológica e Textual para a Assembleia da República
- Glossários Terminológicos Multilingues para fins específicos dentro do espaço da CPLP – Angola
- Glossários Especializados em línguas faladas em Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe