Doutorados Integrados

Hanna Batoréo (Hanna Krystyna Jakubowicz Batoréo) é Professora Associada com Agregação do Departamento de Humanidades da Universidade Aberta, em Lisboa.
Fez a sua formação académica de base na Universidade de Varsóvia (Varsóvia, Polónia) em Inglês e Espanhol (1975) e Linguística Portuguesa (1978). Concluiu o Mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva, na FLUL, em 1989, onde também se doutorou, em 1997, em Linguística/ Psicolinguística com a tese “Expressão do Espaço em Português Europeu” (2000, FCT/ Fundação Calouste Gulbenkian). Na Universidade Aberta, onde trabalha desde 1997, fez agregação, em 2006, na área de Estudos Portugueses: Linguística Portuguesa. Também em 2006, foi galardoada com o “Grande Prémio Internacional de Linguística Lindley Cintra 2005″ pelo livro “Linguística Portuguesa: Abordagem Cognitiva” (2004).
[Mais informação]

Grupo CLCM

Colaboradores - Doutorados

Ana Margarida Abrantes estudou Inglês e Alemão nas universidades de Aveiro, Essen e Innsbruck. Concluiu o mestrado em Linguística Cognitiva na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa e obteve o grau de doutor em Língua e Literatura Alemã pela mesma Universidade, em 2008. Entre 2006 e 2009 foi ‘visiting scholar’ na Universidade de Aarhus, Center for Semiotics, e no Department of Cognitive Science da Case Western Reserve University, em Cleveland, USA. Presentemente é senior researcher no CECC – Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa e docente da Faculdade de Ciências Humanas da mesma instituição. As suas áreas de investigação incluem os estudos de cognição e cultura, a linguística cognitiva, a poética cognitiva e os estudos alemães.

Grupo CLCM

Professora Auxiliar do Departamento de Humanidades da Universidade Aberta e investigadora integrada do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (ISUP). Desde 2017, é membro colaborador do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL), sendo investigadora colaboradora do Grupo IV do CLUNL – Cognição, Linguagem e Comunicação Multimodal. É Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (variante Português – Francês) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1993), Mestre em Linguística Portuguesa Descritiva pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1997) e Doutorada em Linguística Portuguesa pela Universidade Aberta (2005).
Leciona Linguística Portuguesa, Semântica e Pragmática Linguística e Sociolinguística Interacional em cursos do primeiro, segundo e terceiro Ciclos na Universidade Aberta. É Coordenadora do Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares da mesma Universidade. Tem orientado estudantes de doutoramento e de mestrado nos domínios da Sociolinguística Interacional e da Pragmática Linguística. As interações quotidianas, as interações em contextos institucionais e o corpus oral constituem o foco da sua investigação. O seu trabalho mais recente tem sido dedicado ao estudo de narrativas de experiência de vida em entrevistas de investigação. Tem integrado redes e projetos de investigação com financiamento competitivo de âmbito nacional e internacional. Integra o Conselho de Redação da revista Cadernos de Ciências Sociais. Entre outras publicações, é autora do livro “A Construção da Ordem Interaccional na Rádio“, Porto, Afrontamento, 2012.

Grupo CLCM

Zuzanna Bułat-Silva é Professora Associada no Instituto de Filologia Românica da Faculdade de Letras da Universidade de Wrocław, Wrocław, Polónia, onde leciona, entre outras disciplinas, a Língua e Cultura Portuguesa, a Gramática Histórica de Espanhol, e a Pragmática Intercultural. Os seus interesses de pesquisa incluem a semântica lexical, pragmática intercultural e línguas em perigo de extinção. É autora do livro “Fado – abordagem semântica” (Bułat Silva 2008, em polaco) e de diferentes artigos sobre a semântica de emoções em português e em espanhol. Desde 2010 trabalha sobre o conceito de ‘casa’ em Português Europeu, como membro do grupo de investigação EUROJOS. É membro do Centro dos Estudos Cognitivos sobre Linguagem e Comunicação da Universidade de Wrocław, Polónia.

Grupo CLCM

Professora Titular do Departamento de Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Linguística, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil. Investigadora do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Líder do Laboratório de Linguística Cognitiva (LINC-UFRJ), no qual se desenvolvem pesquisas sobre espaços mentais, integração concetual, ponto de vista, subjetividade, intersubjetividade, metáfora, dêixis, construções gramaticais e construções multimodais. Na UFRJ, desenvolve atividades de docência e orientação de alunos de Graduação, Mestrado e Doutoramento, tendo publicado livros, capítulos de livro e artigos em periódicos científicos, em âmbito nacional e internacional.

Grupo CLCM

Professora titular de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. É bolsista 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Brasil e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF. Faz parte do Conselho da Associação Brasileira de Linguística (Abralin) e foi presidente desta entidade no biénio 2015-2017. É coordenadora nacional do Grupo de Estudos “Discurso & Gramática”, onde desenvolve pesquisas e orienta alunos de graduação, mestrado e doutoramento acerca do uso e da mudança linguística na morfossintaxe do português em perspetiva funcional. É autora de uma série de artigos, capítulos de livro e organizadora de coletâneas acerca dos mecanismos funcionais do português contemporâneo, em viés sincrónico e diacrónico. Mais recentemente, dedica-se à investigação funcionalista na interface com a abordagem cognitivista, especificamente na vertente dos estudos sobre construção gramatical e mudanças construcionais.

Grupo CLCM

Doutora em Linguística e Psicologia pela Universidade de Leeds – Reino Unido. Pós-Doutoramento em Psicologia Cognitiva e Experimental pela Universidade da Califórnia, Santa Cruz – EUA. Professora Visitante do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul, Professora Associada aposentada e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Linguagem e Pensamento – Cognição e Linguística (GELP-COLIN), CNPq/UFC. Membro do Grupo de Trabalho Linguística e Cognição da ANPOLL, do Grupo de Pesquisa sobre Linguagem e Cognição, CNPq/UNISC e colaboradora do Grupo Multidisciplinar do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Universidade Católica de Braga. Tem experiência em Psicolinguística e Linguística, com ênfase em Linguística Cognitiva e Linguística Aplicada. Atua em projetos de pesquisa nacionais e internacionais e na formação de recursos humanos sob os seguintes temas – categorização semântica, leitura e emergência da metáfora sob um aporte cognitivo-discursivo.

Grupo CLCM

José Teixeira é Professor Associado da Universidade do Minho. É Doutorado em Ciências da Linguagem/Linguística com o trabalho “A Configuração Linguística do Espaço no Português Europeu: modelos mentais de frente/trás”. Possui várias publicações em Portugal e no estrangeiro que podem ser consultadas na Web através do Repositorium da Universidade do Minho. As principais áreas de investigação são a relação entre o significado e a cognição, a Semântica do Português e a linguagem da publicidade

Grupo CLCM