Chapters in books


Abrantes, Ana M. (2015). Cognitive Science and How We Think About Money. In: I. Gil and H. Gonçalves da Silva, eds., The Cultural Life of Money. 1.st ed. Berlim: Walter de Gruyter, pp.181-195. ISBN 978-3-11-042569-7.

Abrantes, Ana M. (2015). Translation and Imagination. In: P. Hanenberg, ed., A New Visibility: On Culture, Translation and Cognition. 1.st ed. Lisboa: Universidade Católica Editora, pp.48-64. ISBN 9789725404645.

Batoréo, Hanna (2015). Linguagem centrada no uso e o conhecimento linguístico: linguística cultural, linguística cognitiva e os estudos linguísticos. In: A. Fiéis, A. Madeira and M. Lobo, eds., O Universal e o Particular – uma vida a compararHomenagem a Maria Francisca Xavier. 1.st ed. Lisboa: Colibri, [n.a.]. ISBN 978-989-689-477-1.

Batoréo, Hanna (2015). Linguística cultural e o estudo do léxico da língua portuguesa (PE e PB). In: D. Simões, P. Osório and C. Molica, eds., Contribuição à Linguística no Brasil: um projecto de vida. Miscelânea em homenagem a Cláudia Roncarati. 1.st ed. [PDF] Rio de Janeiro: Dialogarts, pp.98-143. Available at:
http://www.dialogarts.uerj.br/arquivos/miscelanea_em_homenagem_a_claudia_roncarati.pdf [Accessed 30 Aug. 2018]. e-ISBN 978-85-8199-031-6; ISBN 978-85-8199-032-3.

Batoréo, Hanna (2015). Linguística cultural e o estudo do léxico da língua portuguesa (PE e PB): a linguagem-em-uso, os sentidos múltiplos e as operações de perspectivação conceptual. In: A. Domingues Almeida, E. Santana dos Santos and J. Soledade, eds., Saberes Lexicais: mundos, mentes e usos. 1.st ed. Salvador: EDUFBA, pp.217-254. ISBN 978-85-232-1390-9.

Batoréo, Hanna; Almeida, Nuno and Lourenço, Soraia (2015). Aspetos da realidade do português como língua oficial em Timor-Leste: uma reflexão dez anos depois da independência. In: P. Osório, ed., Teorias e usos linguísticos. Aplicações ao Português língua não materna. 1.st ed. Lisboa: Lidel, pp.335-358. ISBN 978-989-752-041-9.

Batoréo, Hanna and Silva, Maria da Luz (2015). Aquisição e aprendizagem da morfologia e morfossintaxe verbal pelos falantes de herança das comunidades imigrantes na Suíça. In: P. Osório, ed., Teorias e usos linguísticos. Aplicações ao Português língua não materna. 1.st ed. Lisboa: Lidel, pp.55-68. ISBN 978-989-752-041-9.

Brocardo, Maria Teresa and Caetano, Maria do Céu (2015). Que papel para a irregularidade (morfológica)? In: A. Fiéis, A. Madeira and M. Lobo, eds., O Universal e o Particular – uma vida a compararHomenagem a Maria Francisca Xavier. 1.st ed. Lisboa: Colibri, pp.79-89. ISBN 978-989-689-477-1.

Castro, Ana; Correia, Susana and Alves, Dina (2015). Avaliação da consciência fonológica: resultados de um estudo piloto. In: A. Fiéis, A. Madeira and M. Lobo, eds., O Universal e o Particular – uma vida a compararHomenagem a Maria Francisca Xavier. 1.st ed. Lisboa: Colibri, pp.95-102. ISBN 978-989-689-477-1.

Conceição, Manuel Célio (2015). Viagens e peregrinações da língua portuguesa. In: J. C. Carvalho, ed., A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto e a Perenidade da Literatura de Viagens. 1.st ed. [PDF] Lisboa: CLEPUL, pp.479-489. Available at: https://issuu.com/clepul/docs/peregrina____o_de_fern__o_mendes_pi [Accessed 12 Oct. 2017]. ISBN 978-989-8814-20-3.

Costa, João (2015). A note on parallels between agreement and intervention. In: E. Di Domenico, C. Hamann and S. Matteini, eds., Structures, strategies and beyond. 1.st ed. Amsterdam: John Benjamins, pp.83-96. ISBN 978-90-272-5706-2.

Costa, João and Pratas, Fernanda (2015). Null subjects in monolingual and bilingual, typical and atypical development: an exploratory study. In: S. Stavrakaki, ed., Specific language impairment. 1.st ed. Amsterdam: John Benjamins, pp.175-190. ISBN 978-90-272-5321-7.

Costa, Rute and Santos, Cláudia (2015). Domain specificity: semasiological and onomasiological knowledge representation. In: H. Kockaert and F. Steurs, eds., Handbook of Terminology. Vol. 1. 1.st ed. Amsterdam: John Benjamins, pp.153-179. ISBN 978-9-027-25777-2.

Coutinho, Maria Antónia; Tanto, Camile and Luís, Maria do Rosário (2015). O conhecimento explícito dos textos e da língua. In: E. Leurquin, M. A. Coutinho and F. Miranda, eds., Formação docente: textos, teorias e práticas. 1.st ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, pp.133-164. ISBN 978-85-7891-344-4.

Estrela, Antónia et al. (2015). Pronominal constructions and subject indetermination in national varieties of portuguese – a global view on norms. In: R. Muhr and D. Marley, eds., Pluricentric languages: new perspectives in theory and description. 1.st ed. Frankfurt: Peter Lang, pp.109-125. ISBN 978-3-631-66433-9.

Fiéis, Alexandra and Lobo, Maria (2015). Estruturas clivadas num corpus de português antigo. In: A. Fiéis, M. Lobo and A. Madeira, eds., O Universal e o Particular – uma vida a comparar. Homenagem a Maria Francisca Xavier. 1.st ed. Lisboa: Colibri, pp.143-153. ISBN 978-989-689-477-1.

Galhano, Isabel and Galvão, Elena (2015). Nonverbal communication. In: F. Pöchhacker, ed., Routledge Encyclopedia of Interpreting Studies. 1.st ed. London: Routledge, p.279. ISBN 978-0-415-63432-8.

Lungu, Oana and Demirdache, Hamida (2015). Zero-present under past in child french: evidence from the future. In: D. Ayoun, ed., The acquisition of the present. 1.st ed. Amsterdam: John Benjamins, pp.21-56. ISBN 978-90-272-1226-9.

Marques, Isabelle Simões (2015). Entre le centre et les marges ou les enjeux de l´interlangue dans la littérature migrante portugaise d´hier et d´aujourd´hui. In: F. Bonnet-Falandry, S. Durrans and M. Jones, eds., (Se) Construire dans l’interlangue: perspectives transatlantiques sur le multilinguisme. 1.st ed. Lille: Presses Universitaires du Septentrion, pp.129-143. ISBN 978-2-7574-0939-8.

Marques, Isabelle Simões (2015). Quando a literatura retrata a emigração portuguesa em França: o caso de Nita Clímaco. In: R. Simas, ed., A vez e a voz da Mulher: relações e migrações. 1.st ed. Lisboa: Colibri, pp.45-56. ISBN 978-989-689-449-8.

Miranda, Florencia (2015). Considerações sobre o ensino de gêneros textuais: pesquisa e intervenção. In: E. Leurquin, M. A. Coutinho and F. Miranda, eds., Formação docente: textos, teorias e práticas. 1.st ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, pp.217-240. ISBN 978-85-7891-344-4.

Moita, Mara; Carmo, Patrícia; Ferreira, José and Mineiro, Ana (2015). Phonological description of portuguese sign language for computational modelling purposes. In: P. Rutkowski, ed., Different faces of sign language research. 1.st ed. Warsaw: Warsaw University, pp.1-60. ISBN 978-83-64111-41-9.

Pereira, Luísa Álvares and Graça, Luciana (2015). Formação de professores para o ensino da produção de textos escritos: possíveis e impossíveis. In: E. Leurquin, M. A. Coutinho and F. Miranda, eds., Formação docente: textos, teorias e práticas. 1.st ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, pp.55-74. ISBN 978-85-7891-344-4.

Pinto, Rosalice and Marques, Maria Aldina (2015). L’affaire Nafissatou Diallo contre Dominique Strauss-Kahn: argumentation et émotion dans les journaux portugais et brésiliens. In: A. Rabatel, M. Monte and G. Rodrigues, eds., Comment les médias parlent des émotions. L’affaire Nafissatou Diallo contre Dominique Strauss-Kahn. 1.st ed. Limoges: Lambert-Lucas, pp.271-290. ISBN 978-2-35935-121-7.

Seara, Isabel Roboredo (2015). A escrita colaborativa em ambiente digital: a metáfora do labirinto. In: A. L. Tinoco Cabral, J.-L. Minel and S. Marquesi, eds., Leitura, escrita e tecnologias. 1.st ed. São Paulo: Terracota, pp.75-91. ISBN 978-85-8380-021-7.

Seara, Isabel Roboredo (2015). Marqueurs et stratégies de la confidence dans les fórums et les journaux personnels en ligne. In: A. Curea et al., eds., Discours en présence. Hommage à Liana POP. 1.st ed. Cluj: Presa Universitara Clujeana, pp.81-92. ISBN 978-973-595-914-2.

Seara, Isabel Roboredo; Cabral, Ana Lúcia and Marquesi, Sueli (2015). L’articulation entre le descriptif et les émotions dans l’argumentation en faveur de Dominique Strauss-Kahn. In: A. Rabatel, M. Monte and G. Rodrigues, ed., Comment les médias parlent des émotions. L’affaire Nafissatou Diallo contre Dominique Strauss-Kahn. 1.st ed. Limoges: Editions Lambert-Lucas, pp.307-323. ISBN 978-2-35935-121-7.

Sebastião, Isabel (2015). O papel do género epistolar no desenvolvimento de competências discursivo-textuais. In: E. Leurquin, M. A. Coutinho and F. Miranda, eds., Formação docente: textos, teorias e práticas. 1.st ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, pp.165-178. ISBN 978-85-7891-344-4.

Sebastião, Isabel (2015). Uma perspetiva da construção da polemicidade discursiva em Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis. In: J. C. Pereira, ed., Camilo Castelo Branco et Machado de Assis: d’une rive à l’autre. 1.st ed. Paris: Éditions des Archives Contemporaines, pp.157-173. ISBN 9782813001788.

Teixeira, Carla (2015). Pistas para o ensino do género anúncio publicitário. In: E. Leurquin, M. A. Coutinho and F. Miranda, eds., Formação docente: textos, teorias e práticas. 1.st ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, pp.203-216. ISBN 978-85-7891-344-4.

Teixeira, José (2015). Mecanismos linguísticos em publicidade: a construção dos conceitos de perfeição e de eternidade. In: M. A. Marques and X. Sánchez Rei, eds., Novas perspetivas linguísticas no espaço galego-português. 1.st ed. [PDF] [n.a.]: Departamento de Galego-Portugués, Francés e Lingüística, Universidade da Coruña, pp.175-199. Available at: http://hdl.handle.net/1822/37701 [Accessed 3 Sep. 2018].

Valentim, Helena (2015). Boundary, a metalinguistic concept in the core of language deformability. In: P. Rosenberg, K. Jungbluth and D. Rhobodes, eds., Linguistic construction of ethnic borders. 1.st ed. Bern: Peter Lang, pp.249-261. ISBN 978-3-631-65377-7.

Valentim, Helena (2015). Deixis in european portuguese: representation and reference construction. In: K. Jungbluth and F. Milano, eds., Manual of Deixis in romance languages. 1.st ed. Berlin: De Gruyter, pp.247-314. ISBN 978-3-11-031767-1.