Publications – 2013


Articles in international journals with peer review


Alzamora, Helena (2013). A perífrase verbal estar a Vinf no Português Europeu Contemporâneo: Contribuições para uma análise transcategorialVerba Hispanica, [online] 21(1), pp.23-40. Available at: https://revije.ff.uni-lj.si/VerbaHispanica/article/view/2570/2292 [Accessed 28 Sep. 2017]. ISSN 0353-9660.
DOI 10.4312/vh.21.1.23-39

Costa, João (2013). The delusion of processingLinguistic Approaches to Bilingualism, [online] 3(3), pp.296-300. Available at: https://benjamins.com/#catalog/journals/lab.3.3.04cos/details [Accessed 27 Sep. 2017]. eISSN 1879-9272; ISSN 1879-9264
DOI 10.1075/lab.3.3.04cos

Costa, João and Pereira, Sandra (2013). A Gente: pronominal status and agreement revisitedThe Linguistic Review, 30(2), pp.161-184. eISSN 1613-3676; ISSN 0167-6318.

Costa, João and Pratas, Fernanda (2013). Embedded null subjects in CapeverdeanJournal of Linguistics, [online] 49(1), pp.33-53. Available at: https://www.cambridge.org/core/journals/journal-of-linguistics/article/embedded-null-subjects-in-capeverdean1/8C7693359DAE9941626D8C4323029C6A [Accessed 27 Sep. 2017]. eISSN 1469-7742; ISSN 0022-2267.
DOI 10.1017/S0022226712000217

Costa, Rute (2013). Terminology and specialised lexicography: two complementary domainsLexicographica: International Annual for Lexicography / Revue Internationale de Lexicographie / Internationales Jahrbuch für Lexicographie, 29(1), pp.29-42. eISSN 1865-9403; ISSN 0175-6206.
DOI 10.1515/lexi-2013-0004

Dechamps, Christina (2013). L’Enseignement/apprentissage des collocations du Français juridique: une proposition de démarche terminologique et didactiqueÉquivalences, 40(1-2), pp.191-224. ISSN 0751-9532.

Fernandes, Carla and Jürgens, Stephan (2013). Video annotation in the TKB project: linguistics meets choreography meets technologyInternational Journal of Performance Arts & Digital Media, [online] 9(1), pp.115-134. Available at: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1386/padm.9.1.115_1 [Accessed 28 Sep. 2017]. ISSN 1479-4713.
DOI 10.1386/padm.9.1.115_1

Marques, Isabelle Simões and Teletin, Andreea (2013). Construções discursivas de si e do outro através de anúncios matrimoniais: amor (im)possível? (Con)Textos Linguísticos, [online] 7(8), pp.20-35. Available at: http://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/4869/4040 [Accessed 28 Sep. 2017]. ISSN 2317-3475.

Pinto, Rosalice (2013). Atos de reclamação institucionais e relações assimétricasNUPEM, [online] 5(8), pp.21-32. Available at: http://revistanupem.unespar.edu.br/index.php/nupem/issue/view/8
[Accessed 28 Sep. 2017]. eISSN 2175-7429; ISSN 2176-7912.

Pinto, Rosalice (2013). Élections législatives portugaises de 2002 et 2009 à partir des affiches politiques: “Un ‘regard’ multimodal”Mots: les Langages du Politique, [online] (101), pp.47-60. Available at: https://mots.revues.org/21130 [Accessed 28 Sep. 2017]. eISSN 1960-6001; ISSN 0243-6450.

Pinto, Rosalice and Teixeira, Carla (2013). Força acional em textos indutores de comportamento: uma análise retórico-argumentativaCalidoscópio, [online] 11(3), pp.289-296. Available at: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2013.113.07 [Accessed 28 Sep. 2017]. ISSN 2177-6202.
DOI 10.4013/cld.2013.113.07

Pinto, Rosalice and Teixeira, Carla (2013). Representações do agir publicitário: descrição linguístico-textual das instâncias agentivasLinha d’Água, [online] 26(2), pp.221-240. Available at: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/64261/71561 [Accessed 28 Sep. 2017]. ISSN 2236-4242.
DOI 10.11606/issn.2236-4242.v26i2p221-240

Santos, Teresa (2013). Productivity and meaning of European Portuguese affixes through an onomasiological perspectiveSKASE – Journal of Theoretical Linguistics, [online] 10(2), pp.68-83. Available at: http://www.skase.sk/Volumes/JTL23/index.html [Accessed 28 Sep. 2017]. ISSN 1339-782X.


Articles in national journals with peer review


Caetano, Maria do Céu (2013). Alguns aspetos da formação de verbos em PortuguêsEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (8), pp.107-122. ISSN 1647-0346.

Correia, Clara Nunes (2013). Formas e construções em Português Europeu: relações semânticas na construção da referência dos enunciadosEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (8), pp.123-133. ISSN 1647-0346.

Gonçalves, Matilde (2013). Organização textual e (des)linearidade: o caso dos sítios webEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (8), pp.133-147. ISSN 1647-0346.

Leal, Audria and Caldes, Ana (2013). Mecanismos de textualização e construção textual: para uma abordagem sociodiscursiva do cartoonDiacrítica, [online] 27(1), pp.175-194. Available at: http://cehum.ilch.uminho.pt/cehum/static/publications/diacritica_27-1.pdf [Accessed 27 Sep. 2018]. ISSN 0807-8967.

Morais, Armindo and Batoréo, Hanna Jakubowicz (2013). Quando e porquê contamos uma história? Narrativa e argumentação: o caso das narrativas conversacionaisEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (8), pp.151-162. ISSN 1647-0346.

Moreno, António (2013). Os indefinidos negativos e a construção do enunciadoEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (8), pp.163-172. ISSN 1647-0346.

Oliveira, Teresa (2013). “E esta sou eu”: o papel dos sujeitos na construção do textoEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (8), pp.187-212. ISSN 1647-034.

Pinto, Rosalice and Seara, Isabel Roboredo (2013). “Nós e eles”: relações assimétricas na comunicação institucionalEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (8), pp.213-227. ISSN 1647-0346.

Tanto, Camile (2013). Compreensão e interpretação dos textos bíblicos: uma proposta de estudo sociointeracionistaEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (8), pp.263-280. ISSN 1647-0346.

Teixeira, Carla (2013). A atividade e a agentividade na caraterização do géneroEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (8), pp.281-295. ISSN 1647-0346.

Valentim, Helena (2013). Diferentes valores e empregos de “isto é”: uma proposta de descrição enunciativaEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (8), pp.297-308. ISSN 1647-0346.


Chapters in books/proceedings with peer review


Brocardo, Maria Teresa (2013). Sobre o “futuro”: formas e construções marcadoras de posterioridade em textos portugueses dos séculos XIII a XV. In: R. Álvarez, A. Martins, H. Monteagudo and M. A. Ramos, eds., Ao Sabor do Texto. Estudos Dedicados a Ivo Castro. Santiago de Compostela: Servizio de Publicacións e Intercambio Científico de la Universidade de Santiago de Compostela, pp.77-90. ISBN 978-8415876-15-1.

Caetano, Maria do Céu (2013). A composição nominal em gramáticas históricas do Português. In: J. Val Álvaro et al., eds., De la Unidad del Lenguaje a la Diversidad de las Lenguas. Zaragoza: Universidad de Zaragoza – Servicio de Publicaciones, pp.99-105. ISBN 978-84-92522-70-5.

Cardoso, Ana Josefa (2013). Falar, ouvir, ler e escrever em português… ou… papia, obi, le y skrebe na kabuverdianu – uma experiência de educação bilingue. In: C. Gregório and T. Ribeiro, eds., Equidade e Diversidade em Educação. [PDF] Lisboa: Conselho Nacional de Educação, pp.87-96. Available at: http://www.cnedu.pt/content/edicoes/seminarios_e_coloquios/LIVRO_Div_Equid_Educ.pdf [Accessed 6 Nov. 2017]. ISBN 978-972-8360-74-0.

Contente, Madalena and Lino, Teresa (2013). Comunicação médica: neologia, variação e conhecimento. In: V. Galvão et al., eds., Língua Portuguesa: Ultrapassando Fronteiras, Unindo Culturas. Anais do IV SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. [PDF] Goiânia: FUNAPE, pp.1714-1720. Available at: http://www.simelp.letras.ufg.br/anais/simposio_37.pdf [Accessed 4 Oct. 2017]. ISBN 978-85-8083-120-7.

Costa, João and Lobo, Maria (2013). Aquisição da posição dos clíticos em Português Europeu. In: F. Silva, I. Falé, I. Pereira and J. Veloso, eds., Textos Selecionados do XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [PDF] Coimbra: APL, pp.271-288. Available at: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/COSTAJOA_LOBO_2013.pdf [Accessed 12 Oct. 2017]. ISBN 978-989-97440-2-8.

Costa, João; Lobo, Maria and Pratas, Fernanda (2013). Produção de clíticos por crianças bilingues e monolingues. In: F. Silva, I. Falé, I. Pereira and J. Veloso, eds., Textos Selecionados do XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [PDF] Coimbra: APL, pp.289-306. Available at: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/COSTAJOA_LOBO_PRATAS_2013.pdf [Accessed 12 Oct. 2017]. ISBN 978-989-97440-2-8.

Costa, João; Lobo, Maria and Silva, Carolina (2013). Interpreting null, clitic and strong pronouns and the explanatory power of interfaces. In: S. Stavrakaki, M. Lalioti and P. Konstantinopoulou, eds., Advances in Language Acquisition. Proceedings of GALA 2011. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.53-62. ISBN 978-1-4438-4783-4.

Costa, Rute and Roche, Christophe (2013). La formation en terminologieBuletin ştiinţific, (8) (Actes de la Conférence Internationale de Bucarest, 3-4 Novembre 2011, Bucharest, Romania), pp.51-63. ISSN 1584-3122.

Fernandes, Carla (2013). The TKB Project: Creative Technologies for Performance Composition, Analysis and Documentation. In: P. Nesi and R. Santucci, eds., Information Technologies for Performing Arts, Media Access, and Entertainment. Second International Conference, ECLAP 2013. Revised Selected Papers. London: Springer, pp.205-217. eISBN 978-3-642-40050-6; ISBN 978-3-642-40049-0.

Ferreira, Patrícia; Pereira, Susana and Leite, Teresa (2013). Innovative Language Teaching: Teachers’ beliefs and practices. The European Conference on Language Learning Conference Proceedings. [PDF] Japan: IAFOR, pp.389-404. Available at: http://www.pergram.pt/assets/ferreira%2c-pereira—leite2013.pdf [Accessed 20 Nov. 2017].

Fiéis, Alexandra and Madeira, Ana (2013). Construções infinitivas com verbos causativos e percetivos na diacronia do Português. In: F. Silva, I. Falé, I. Pereira and J. Veloso, eds., Textos Selecionados do XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [PDF] Coimbra: APL, pp.341-357. Available at: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/FIEIS_MADEIRA_2013.pdf [Accessed 13 Oct. 2017]. ISBN 978-989-97440-2-8.

Fiéis, Alexandra; Madeira, Ana and Xavier, Maria Francisca (2013). Clitic climbing in L2 Portuguese. In: J. Amaro, T. Judy and D. Pascual y Cabo, eds., Proceedings of the 12th Generative Approaches to Second Language Acquisition Conference (GASLA 12). Somerville, MA: Cascadilla Proceedings Project, pp.39-49. ISBN 978-1-57473-461-4.

Leal, Audria and Teixeira, Carla (2013). Da aplicabilidade da noção de figura de acção: análise de textos de autor. In: E. Casanova Herrero and C. Calvo Rigual, eds., Actas del XXVI Congreso Internacional de Lingüística y de Filología Románicas. [n.a.]: De Gruyter, pp.3776-3789. ISBN 978-3-11-032739-7.

Lima, José Pinto de (2013). Discurso, construções e modo verbal: um caso de gramaticalização da concessividade em Português. In: K. Sartingen and V.-C. Bauer, eds., Entdeckungen und Utopien. Die Vielfalt der portugiesischsprachigen Länder. [n.a.]: Peter Lang, [n.a.]. ISBN 9783631636534.

Marques, Isabelle Simões (2013). À la découverte de l´autre: Manuel Alegre et Nuno Bragança, deux écrivains en exil. In: A. Gheorghiu et al., eds., Agapes Francophones 2012. Actes du IX Colloque International d’Études Francophones, Passeurs de Mots. Timişoara: Editura Universităţii de Vest din Timişoara, pp.249-262. ISBN 978-973-125-386-2.

Miranda, Florencia (2013). Mecanismos de responsabilización de las acciones en resúmenes de ponencia (Portugués/Español). In: G. Cariello, G. Ortiz, F. Miranda and D. Bussola, eds., Tramos y Tramas IV: culturas, lenguas, literaturas e interdisciplina. Estudios comparativos. Rosario: Laborde, pp.80-109. ISBN 9789876770521.

Miranda, Florencia (2013). Textos interculturais e olhares cruzados: explorações para o ensino de PLE. In: R. Brunel et al., eds., Lecturas del Mundo. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, [n.a.].

Roche, Christophe; Costa, Rute and Budin, Gerhard (2013). Ontologies, terminology and knowledge representation. In: J. Humbley, G. Budin and C. Laurén, eds., Languages for Special Purposes: an International Handbook. Berlin: De Gruyter, [n.a.]. ISBN 978-3-11-022800-7.

Santos, Ana Lúcia; Lobo, Maria and Soares-Jesel, Carla (2013). Spontaneous and elicited production of European Portuguese clefts. In: S. Baiz, N. Goldman and R. Hawkes, eds., Proceedings of the 37th Annual Boston Univerity Conference on Language Development. Somerville, MA: Cascadilla Press, [n.a.]. ISSN 1080-692X.

Santos, Teresa (2013). Word-formation: acquisition of some derivational affixes in Portuguese and in English. In: I. Windhaber and P. Anreiter, eds., Proceedings of the 4th Austrian Students’ Conference of Linguistics. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.163-174. ISBN 978-1-4438-4804-6.

Shotropa, Larysa (2013). Русско-португальские межъязыковые соответствия (на примере некоторых уменьшительно-ласкательных суффиксов) / Correspondências interlinguísticas em português e em russo (com base na análise de alguns sufixos avaliativos). In: VI Conferência Internacional Кирилло – Мефодиевские чтения. Moscovo: Academia de Ciências da Rússia, pp 128-141. IBSN 978-5-91195-030-9.

Valentim, Helena and Lejeune, Pierre (2013). Étude contrastive de quelques valeurs de “bien” et “bem”. In: C. Paulin and D. Lebaud, eds., Variation(s), Plasticité, Interprétation(s). Besançon: Presses Universitaires de Franche-Comté, pp.95-114.

Vaz, Stéphanie (2013). Aquisição de exaustividade em crianças falantes de Português Europeu. In: F. Silva, I. Falé, I. Pereirae J. Veloso, eds., Textos Selecionados do XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. [PDF] Coimbra: APL, pp.637-654. Available at: https://apl.pt/wp-content/uploads/2017/09/VAZ_2013.pdf [Accessed 10 Oct. 2017]. ISBN 978-989-97440-2-8.

Xavier, Maria Francisca and Madeira, Ana (2013). A teoria de princípios e parâmetros na investigação sobre a aquisição e suas implicações no ensino/aprendizagem do Português Europeu língua não materna. In: V. Galvão et al., eds., Língua Portuguesa: Ultrapassando Fronteiras, Unindo Culturas. Anais do IV SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. [PDF] Goiânia: FUNAPE, pp.1295-1301. Available at: http://www.simelp.letras.ufg.br/anais/simposio_26.pdf [Accessed 4 Oct. 2017]. ISBN 978-85-8083-120-7.

Xavier, Maria Francisca and Crispim, Maria de Lourdes (2013). Algumas decisões problemáticas sobre vedetas, variantes e confrontos entre artigos do Dicionário da Língua Portuguesa Medieval. In: V. Galvão et al., eds., Língua Portuguesa: Ultrapassando Fronteiras, Unindo Culturas. Anais do IV SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. [PDF] Goiânia: FUNAPE, pp.627-635. Available at: http://www.simelp.letras.ufg.br/anais/simposio_14.pdf [Accessed 4 Oct. 2017]. ISBN 978-85-8083-120-7.


Chapters in books


Brocardo, Maria Teresa (2013). O pretérito perfeito: origem e evolução histórica. In: J. Markič and C. N. Correia, eds., Opisi in primerjave – Poglavja iz slovnice portugalskega jezika s kontrastivnimi ponazoritvami v slovenščini / Descrições e Contrastes. Tópicos de Gramática Portuguesa com Exemplos Contrastivos Eslovenos. 1.st ed. Ljubljana: Znanstvena založba Filozofske fakultete, pp.111-117. ISBN 978-961-237-573-7.

Brocardo, Maria Teresa (2013). Os artigos – origem e evolução histórica. In: J. Markič and C. N. Correia, eds., Opisi in primerjave – Poglavja iz slovnice portugalskega jezika s kontrastivnimi ponazoritvami v slovenščini / Descrições e Contrastes. Tópicos de Gramática Portuguesa com Exemplos Contrastivos Eslovenos. 1.st ed. Ljubljana: Znanstvena založba Filozofske fakultete, pp.28-35. ISBN 978-961-237-573-7.

Carrilho, Ernestina and Lobo, Maria (2013). Les désignations romanes de Corbeau et de Corneille. In: M. Contini and G. Tuaillon, eds., Atlas Linguistique Roman (AliR). Vol. 3. 1.st ed. Roma: Istituto Poligrafico e Zecca dello Stato-Libreria dello Stato, [n.a.].

Correia, Clara Nunes and Medvedšek, Mojca (2013). Os determinantes em Português Europeu. In: J. Markič and C. N. Correia, eds., Opisi in primerjave – Poglavja iz slovnice portugalskega jezika s kontrastivnimi ponazoritvami v slovenščini / Descrições e Contrastes. Tópicos de Gramática Portuguesa com Exemplos Contrastivos Eslovenos. 1.st ed. Ljubljana: Znanstvena založba Filozofske fakultete, pp.13-27. ISBN 978-961-237-573-7.

Correia, Clara Nunes; Pograjc, Blažka and Medvedšek, Mojca (2013). Alguns valores dos tempos gramaticais. In: J. Markič and C. N. Correia, eds., Opisi in primerjave – Poglavja iz slovnice portugalskega jezika s kontrastivnimi ponazoritvami v slovenščini / Descrições e Contrastes. Tópicos de Gramática Portuguesa com Exemplos Contrastivos Eslovenos. 1.st ed. Ljubljana: Znanstvena založba Filozofske fakultete, pp.102-110. ISBN 978-961-237-573-7.

Correia, Clara Nunes; Pograjc, Blažka and Medvedšek, Mojca (2013). Sobre a flexão verbal em Português Europeu. In: J. Markič and C. N. Correia, eds., Opisi in primerjave – Poglavja iz slovnice portugalskega jezika s kontrastivnimi ponazoritvami v slovenščini / Descrições e Contrastes. Tópicos de Gramática Portuguesa com Exemplos Contrastivos Eslovenos. 1.st ed. Ljubljana: Znanstvena založba Filozofske fakultete, pp.102-110. ISBN 978-961-237-573-7.

Costa, Rute; Silva, Raquel and Almeida, Zara (2013). Methodology design for terminology in the Portuguese Parliament. In: V. Jesensek, ed., Specialised Lexicography. Print and digital, specialised dictionaries, databases. 1.st ed. Berlin: De Gruyter, pp.113-126. ISBN 9783110333381.

Coutinho, Maria Antónia (2013). O desenvolvimento da escrita na perspetiva do Interacionismo Sociodiscursivo. In: L. A. Pereira and I. Cardoso, eds., Reflexão sobre a escrita: o ensino de diferentes géneros de textos. 1.st ed. Aveiro: Universidade de Aveiro, pp.17-31. ISBN 978-972-789-358-4.

Coutinho, Maria Antónia and Correia, Clara Nunes (2013). Uma leitura de Homero. In: J. Markič and C. N. Correia, eds., Opisi in primerjave – Poglavja iz slovnice portugalskega jezika s kontrastivnimi ponazoritvami v slovenščini / Descrições e Contrastes. Tópicos de Gramática Portuguesa com Exemplos Contrastivos Eslovenos. 1.st ed. Ljubljana: Znanstvena založba Filozofske fakultete, pp.121-135. ISBN 978-961-237-573-7.

Coutinho, Maria Antónia et al. (2013). Géneros de texto e ensino da escrita. In: L. A. Pereira and I. Cardoso, ed., Reflexão sobre a escrita: o ensino de diferentes géneros de textos. 1.st ed. Aveiro: Universidade de Aveiro, pp.183-200. ISBN 978-972-789-358-4.

Fiéis, Alexandra and Madeira, Ana (2013). Modals and tense in contemporary European Portuguese and in old Portuguese. In: E. Labeau and J. Bres, eds., Evolution in romance verbal systems. 1.st ed. Bern: Peter Lang, pp.261-284. ISBN 978-3-0343-1438-1.

Marques, Isabelle Simões (2013). Écriture bilingue et oralité dans quelques romans portugais contemporains. In: M. H. Carreira, ed., Les rapports entre l´oral et l´écrit dans les langues romanes. 1.st ed. Saint Denis: Université Paris 8, pp.361-384. ISBN 978-2-911860-54-3.

Marques, Isabelle Simões (2013). A literatura como espelho das migrações entre Portugal e França: análise de interferências e variações linguísticas. In: T. Cid et al., eds., Portugal pelo mundo disperso. 1.st ed. Lisboa: Tinta da China, pp.319-332. ISBN 978-989-671-165-8.

Miranda, Florencia (2013). Investigación e intervención en lenguas extranjeras: estudio y enseñanza de géneros textuales. In: S. Rezzano and L. Hlavacka, eds., Lenguas extranjeras. Aportes teórico-descriptivos y propuestas pedagógicas. 1.st ed. Mendoza: Sociedad Argentina de Lingüística, pp.187-202. ISBN 978-950-774-232-3.

Pinto, Rosalice (2013). Segurança e linguística. In: M. Pires and R. C. Pires, eds., Segurança e confiança legítima do contribuinte. 1.st ed. Lisboa: Universidade Lusíada, pp.381-399. ISBN 978-989-640-154-2.

Pinto, Rosalice (2013). Analogical argumentation in text genres: empirical studies. In: H. Jales Ribeiro, ed., Systematic approaches to argumentation by analogy. 1.st ed. New York: Springer, pp.171-188. eISBN 978-3-319-06334-8; ISBN 978-3-319-06333-1.

Ribeiros, Inês (2013). Os marcadores discursivos como estruturadores da informação na produção escrita de textos instrucionais: uma proposta didática. In: M. A. Cohen, ed., Supervisão, liderança e cultura de escola. 1.st ed. Mangualde: Edições Pedago, [n.a.]. ISBN 978-989-8651-35-6.

Seara, Isabel Roboredo and Marques, Isabelle Simões (2013). S´tora ou Senhora Doutora: da questão do ensino das formas de tratamento em PLE. In: L. Gonçalves, ed., Fundamentos do ensino de Português como língua estrangeira. 1.st ed. São Paulo: Editora Galpão, pp.279-310. ISBN 9780996051149.

Xavier, Maria Francisca (2013). Os pronomes átonos em Português Europeu. In: J. Markič and C. Nunes Correia, eds., Opisi in Primerjave – Poglavja iz slovnice portugalskega jezika s kontrastivnimi ponazoritvami v slovenščini / Descrições e Contrastes. Tópicos de Gramática Portuguesa com Exemplos Contrastivos Eslovenos. 1.st ed. Ljubljana: Znanstvena založba Filozofske fakultete, pp.36-53. ISBN 978-961-237-573-7.


Book editions


Cariello, Graciella; Ortiz, Graciella; Miranda, Florencia and Bussola, Diego, eds. (2013). Tramos y Tramas IV: culturas, lenguas, literaturas e interdisciplina. Estudios comparativos. Rosario: Laborde. ISBN 9789876770521.

Markič, Jasmina and Correia, Clara Nunes, eds. (2013). Descrições e Contrastes. Tópicos de Gramática Portuguesa com Exemplos Contrastivos Eslovenos. Ljubliana: Univerzav Ljubljani, Filozofska fakulteta. ISBN 978-961-237-573-7.

Paoletti, Isabella; Tomás, Maria Isabel and Menéndez, Fernanda, eds. (2013). Practices of Ethics: an empirical approach to ethics in social sciences research. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing. ISBN 978-1-4438-4745-2.

Pereira, Susana; Rodrigues, Margarida; Pires, Carlos and Almeida, António, eds. (2013). Atas do I Encontro de Mestrados em Educação da ESELx. [PDF] Lisboa: CIED. Available at: https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2016/atas_i_encontro_mestrados_educacao.pdf
[Accessed 2 Oct. 2017]. ISBN 978-989-95733-4-5.


Journal editions


Caetano, Maria do Céu and Correia, Clara Nunes, eds. (2013). Estudos Linguísticos / Linguistic Studies, (8) (Textos selecionados da II Conferência Internacional Gramática e Texto / Selected texts of the 2nd Internacional Conference on Grammar and Text – GRATO 2011). ISSN 1647-0346.

Fiéis, Alexandra and Madeira, Ana, eds. (2013). Journal of Portuguese Linguistics, [online] 12(1) (Special issue: Tense and aspect). Available at: https://jpl.letras.ulisboa.pt/12/volume/12/issue/1/ [Accessed 9 Oct. 2017]. eISSN 2397-5563; ISSN 1645-4537.


Theses


Dechamps, Christina (2013). Les collocations de la langue juridique française: problématiques de l’enseignement/apprentissage à des apprenants lusophones. PhD. Supervised by Teresa Lino. Universidade NOVA de Lisboa. Available at: https://run.unl.pt/handle/10362/10374 [Accessed 20 Sep. 2017].

Filho, Sebastião Silva (2013). Polissemia nominal diacrônica. Relações lexicais a partir dos corpora de especialidade. PhD. Supervised by Teresa Lino (NOVA FCSH) and by Ieda Maria Alves (Universidade de São Paulo). Universidade NOVA de Lisboa. Available at: https://run.unl.pt/handle/10362/10375 [Accessed 20 Sep. 2017].

Mudiambo, Quibongue (2013). Da lexicologia e lexicografia de aprendizagem ao ensino da língua portuguesa no II Ciclo do Ensino Secundário. PhD. Supervised by Teresa Lino. Universidade NOVA de Lisboa. Available at: https://run.unl.pt/handle/10362/10963 [Accessed 20 Sep. 2017].

Plag, Cornélia (2013). Vocabulário jurídico para tradutores de Português-Alemão. PhD. Supervised by Francisca Athayd (Universidade de Coimbra) and by Rute Costa (Universidade NOVA de Lisboa). Universidade de Coimbra.

Quivuna, Manuel (2013). Lexicologia aplicada ao ensino em Português língua não materna. Estudo de caso: escola do segundo ciclo da cidade do Wizi. PhD. Supervised by Teresa Lino. Universidade NOVA de Lisboa. Available at: https://run.unl.pt/handle/10362/10961 [Accessed 20 Sep. 2017].

Marques, Isabelle Simões (2013). Le plurilinguisme dans le roman portugais contemporain (1963- 1983): caractéristiques, configurations linguistiques et énonciatives. PhD. Supervised by Maria Helena Carreira (Université Paris 8 – Vincennes Saint-Denis) and Fernanda Menéndez (Universidade NOVA de Lisboa). Universidade NOVA de Lisboa. Available at: https://run.unl.pt/handle/10362/10958 [Accessed 20 Sep. 2017].

Scantamburlo, Luigi (2013). O léxico do crioulo Guineense e as suas relações com o Português: o ensino bilingue Português-Guineense. PhD. Supervised by Teresa Lino. Universidade NOVA de Lisboa. Available at: https://run.unl.pt/handle/10362/10960 [Accessed 20 Sep. 2017].

Sebastião, Isabel (2013). Interactividade entre práticas e aprendizagens de estruturas discursivo-textuais no Ensino Básico – o discurso epistolar. PhD. Supervised by Fernanda Menéndez. Universidade NOVA de Lisboa. [FCT Grant Holder] Available at: https://run.unl.pt/handle/10362/10406 [Accessed 20 Sep. 2017].

Viti, Natalia (2013). Dificuldades de escrita em diferentes níveis de ensino: um caso angolano. PhD. Supervised by Maria Antónia Coutinho. Universidade NOVA de Lisboa.


Other publications


Bokus, Barbara and Kloch, Zbigniew, eds. (2013). Teksty i Interpretacje. Scientific revision by H. Batoréo. Piaseczno: Lexem. ISBN 978-83-936258-0-2.

Grillo, Antonino; Tomaz, Margarida; Gomes, Maria do Carmo and Santi, Andrea (2013). Pseudo relatives vs. relative clauses: greater preference, lower costs. [Poster] AMLaP 2013, 2-4 Sep. 2013, Marselha.

Paiva, Ana Miguel de; Almeida, Gabriela; Jorge, Noémia and Junqueira, Sónia (2013). (Para)Textos 7. Língua portuguesa – 7.º ano. Scientific revision by M. A. Coutinho. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-31725-4.

Paiva, Ana Miguel de; Almeida, Gabriela; Jorge, Noémia and Junqueira, Sónia (2013). (Para)Textos 9. Língua portuguesa – 9.º ano. Scientific revision by M. A. Coutinho. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-31708-7.

Shotropa, Larysa (2013). Gramática básica de Russo. Lisboa: Edições Colibri. ISBN 978-989-689-258-6.

Silva, Inês and Marques, Carla (2013). Letras & Companhia: língua portuguesa – 9.º ano. Scientific and pedagogical revision by C. Reis. Porto: Edições ASA. ISBN 978-989-23-2265-0.

Silva, Inês and Marques, Carla (2013). Contos & Recontos: língua portuguesa – 7.º ano. Scientific and pedagogical revision by C. Reis. Porto: Edições ASA. ISBN 978-989-23-2255-1.

Silva, Inês and Marques, Carla (2013). Testes de português – 9.º ano. Porto: Edições Asa. ISBN 978-989-23-2642-9.


Other articles and chapters in books


Caetano, Maria do Céu and Correia, Clara Nunes, eds. (2013). Nota editorialEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (8) (Textos selecionados da II Conferência Internacional Gramática e Texto / Selected texts of the 2nd Internacional Conference on Grammar and Text – GRATO 2011), pp.9-10. ISSN 1647-0346.

Estrela, Antónia (2013). A estrutura passiva: uma visão tripartida. In: M. Teixeira, L. Santos, I. Silva and E. Mesquita, eds., Ensinar e aprender num mundo plural. Atas do III Encontro Internacional do Português e III Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa. [e-Book] Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém, pp.97-136. Available at: http://online.fliphtml5.com/dmsq/chpf/#p=7[Accessed 6 Oct. 2017]. ISBN 978-972-9434-06-8.

Fiéis, Alexandra and Madeira, Ana (2013). IntroductionJournal of Portuguese Linguistics, [online] 12(1) (Special issue: Tense and Aspect), pp.3-6. Available at: https://jpl.letras.ulisboa.pt/articles/abstract/10.5334/jpl.74/ [Accessed 9 Oct. 2017]. eISSN 2397-5563; ISSN 1645-4537.
DOI /10.5334/jpl.74

Gonçalves, Matilde (2013). Oralité et fragmentation dans les textes littéraires portugais contemporains. In: Travaux et Documents: Les rapports entre l’oral et l’écrit dans les langues romanes. Paris: Université Paris 8, pp.107-120. ISBN 978-2-911860-54-3.

Markič, Jasmina and Correia, Clara Nunes (2013). Uvodne Besede/Introdução. In: J. Markič and C. N. Correia, eds., Opisi in Primerjave – Poglavja iz slovnice portugalskega jezika s kontrastivnimi ponazoritvami v slovenščini / Descrições e Contrastes. Tópicos de Gramática Portuguesa com Exemplos Contrastivos Eslovenos. 1.st ed. [e-Book] Ljubljana: Znanstvena založba Filozofske fakultete, pp.7-10. Available at: https://issuu.com/znanstvenazalozbaff/docs/issu_cea07406b68ab9 [Accessed 10 Nov. 2017]. ISBN 978-961-237-573-7.

Marques, Isabelle Simões and Sebastião, Isabel (2013). O papel dos instrumentos pedagógicos no processo de sensibilização à diversidade e variação linguísticas. In: M. Teixeira, L. Santos, I. Silva and E. Mesquita, eds., Ensinar e aprender num mundo plural. Atas do III Encontro Internacional do Português e III Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa. [e-Book] Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém, pp.137-172. Available at: http://online.fliphtml5.com/dmsq/chpf/#p=7 [Accessed 6 Oct. 2017]. ISBN 978-972-9434-06-8.

Paoletti, Isabella, Tomás, Maria Isabel and Menéndez, Fernanda (2013). Introduction: problematizing a normative approach to ethics. In: I. Paoletti, M. I. Tomás and F. Menéndez, eds., Practices of Ethics: an empirical approach to ethics in social sciences research. 1.st ed. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.1-20. ISBN 978-1-4438-4745-2.

Pereira, Susana; Rodrigues, Margarida; Pires, Carlos and Almeida, António (2013). Introdução. In: S. Pereira, M. Rodrigues, C. Pires and A. Almeida, eds., Atas do I Encontro de Mestrados em Educação da ESELx. [PDF] Lisboa: CIED, pp.3-5. Available at: https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2016/atas_i_encontro_mestrados_educacao.pdf [Accessed 2 Oct. 2017]. ISBN 978-989-95733-4-5.

Sebastião, Isabel (2013). Coesão e coerência discursivo-textual: a relação entre a forma e o conteúdo epistolar. In: M. Teixeira, L. Santos, I. Silva and E. Mesquita, eds., Ensinar e aprender num mundo plural. Atas do III Encontro Internacional do Português e III Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa. [e-Book] Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém, pp.411-444. Available at: http://online.fliphtml5.com/dmsq/chpf/#p=7 [Accessed 6 Oct. 2017]. ISBN 978-972-9434-06-8.

Silva, Cristina Vieria da (2013). Representações de estudantes na área de formação de professores sobre a sua educação linguística. In: M. Teixeira, L. Santos, I. Silva and E. Mesquita, eds., Ensinar e aprender num mundo plural. Atas do III Encontro Internacional do Português e III Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa. [e-Book] Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém, pp.53-96. Available at: http://online.fliphtml5.com/dmsq/chpf/#p=7 [Accessed 6 Oct. 2017]. ISBN 978-972-9434-06-8.

Silva, Fátima; Silva, Encarnação and Pereira, Susana (2013). Desenvolver competências de literacia: à volta do texto expositivo. In: M. Teixeira, L. Santos, I. Silva and E. Mesquita, eds., Ensinar e aprender num mundo plural. Atas do III Encontro Internacional do Português e III Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa. [e-Book] Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém, pp.477-516. Available at: http://online.fliphtml5.com/dmsq/chpf/#p=7 [Accessed 6 Oct. 2017]. ISBN 978-972-9434-06-8.

Silva, Inês (2013). O suporte escrito no desenvolvimento da oralidade“Há conversa com os Programas de Português: o oral em interação com as outras competências”. Livro de Atas do X Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. [CD-Rom] Lisboa: APP, pp.61-74.

Silva, Inês (2013). Leitura literária na escola: como e para quê? Cadernos do ECB, (6), pp.55-60. ISSN 2183-8526.