Publications 2018 – …


2019

Alzamora, Helena and Correia, Clara Nunes (2019). Começar com começar: leituras sobre as configurações de começarem português europeu contemporâneo. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (5), pp.33-42. Available at: https://doi.org/10.26334//2183-9077/rapln5ano2019a3 [Accessed 25 Nov. 2019]. ISSN 2183-9077.

Brocardo, Maria Teresa (2019). Formas em competição em construções condicionais na diacronia do português. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (5), pp.67-78. Available at: https://doi.org/10.26334//2183-9077/rapln5ano2019a6 [Accessed 25 Nov. 2019]. ISSN 2183-9077.

Brocardo, Maria Teresa (2019). Sobre fontes para a história do português: Testemunhos, edições e variantesZeitschrift für Romanische Philologie, 135(3), pp.818-844. ISSN 0049-8661.

Brocardo, Maria Teresa (2019, forthcoming). “Consirar” e “entender” em português antigo e médio – elementos para um estudo diacrónicoEstudos de Lingüística Galega. ISSN 1889-2566.

Coutinho, Maria Antónia (2019). Que inter-relações entre géneros de texto e conhecimento gramatical podem ser objeto de conhecimento explícito e de avaliação? Revista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (6) [Thematic issue: Avaliar Aprendizagens Gramaticais na Escola], pp.107-117. Available at: https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln6ano2019a9 [Accessed 27 Nov. 2019]. ISSN 2183-9077.

Coutinho, Maria Antónia and Gonçalves, Matilde (2019). MD e outros funcionamentos discursivos: o caso de então e alors. In: O. Loureda et al., eds., Marcadores del discurso y lingüística contrastiva en las lenguas românicas. 1st ed. Madrid: Iberoamericana/Vervuert, [n.a.].

Coutinho, Maria Antónia and Jorge, Noémia, eds. (2019). Ensinar géneros de texto: conteúdos, estratégias e materiais. 1st ed. [eBook] Lisboa: Calameo. Available at:
https://pt.calameo.com/read/005606479fa448551ceba?fbclid=IwAR2qjpK2gmph0uB_5LlhwVliHqmy2m-EFrZaTPRC_II8OI821Uvg_deR8t8 [Accessed 24 Sep. 2019]. ISBN 978-989-20-9853-1.

Gonçalves, Matilde and Magalhães, Miguel (2019). Corpus e géneros textuais nas práticas de divulgação de ciência ou as novas hierarquias na construção do conhecimento. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (5), pp.145-157. Available at: https://doi.org/10.26334//2183-9077/rapln5ano2019a11 [Accessed 25 Nov. 2019]. ISSN 2183-9077.

Marques, Isabelle Simões (2019). Distanciamento e bilinguismo em romances portugueses sobre a emigração. In: I. Roboredo Seara, I. Sebastião and I. Simões Marques, eds., Discurso(s) de cumplicidade. Homenagem a Fernanda Menéndez. Vila Nova de Famalicão: Editora Húmus, pp.279-295. ISBN 978-989-755-318-9.

Oliveira, Filipe de; Marques, J.; Rosado-Pinto, Patrícia; Mourão, A.; Fino, H.; Catarino, Maria Isabel; Casqueiro, Patrícia; Lages, Carmen; Pimentel, Dulce; Caetano, Maria do Céu; Neto, Maria Teresa and Oliveira, Tiago (2019). O projeto Desenvolvimento de Competências de Coordenação Pedagógica da Universidade Nova de Lisboa. In: M. J. Costa et al., eds., CNaPPES 2018 – 5º Congresso Nacionalde Práticas Pedagógicasno Ensino Superior: Braga, Portugal, 12 e 13 de julho de 2018. [PDF] Braga: [n.a.] pp.314-320. Available at: http://cnappes.org/cnappes-2018/files/2019/04/LIVRO-ATAS-CNAPPES-2018_FINAL.pdf [Accessed 7 June 2019]. ISBN 978-989-20-9477-9.

Marques, Isabelle and Sebastião, Isabel (2019). Como a linguagem se torna poder: “Make America Great Again”. In: M. A. Marques and S. Guimarães de Sousa, eds., Linguagens de Poder. 1.st ed. V. N. Famalicão: Edições Húmus, pp.55-78. ISBN 978-989-755-430-8.

Rosa, Rute; Ricciardi, Natalia and Gonçalves, Matilde (2019). O papel do graffiti na construção do (contra)poder: um estudo comparativo Portugal/Argentina. In: M. A. Marques and S. Guimarães de Sousa, eds., Linguagens de Poder. 1.st ed. V. N. Famalicão: Edições Húmus, pp.263-281. ISBN 978-989-755-430-8.

Seara, Isabel Roboredo (2019). “O presidente é o fusível de segurança do sistema”. Discurso de comemoração de mandato presidencial e diálogo subsequente. Construção do ethos de proximidade e de autoridade. In: M. A. Marques and S. Guimarães de Sousa, eds., Linguagens de Poder. 1.st ed. V. N. Famalicão: Edições Húmus, pp.95-116. ISBN 978-989-755-430-8.

Seara, Isabel Roboredo and Ninitas, Mariana Silva (2019). Dizer o amor por carta. A atualidade do género epistolar e a sua importância na aula de língua portuguesa. Análise linguística de uma carta de António Lobo Antunes. In: I. Roboredo Seara, I. Sebastião and I. Simões Marques, eds., Discurso(s) de cumplicidade. Homenagem a Fernanda Menéndez. Vila Nova de Famalicão: Editora Húmus, pp.297-318. ISBN 978-989-755-318-9.

Silva, Paulo Nunes and Rosa, Rute (2019). O plano de texto do artigo científico: caracterização e perspectivas didáticas. Delta, [online] 35(4). Available at: http://dx.doi.org/10.1590/1678-460×2019350409 [Accessed 4 Dec. 2019]. eISSN 1678-460X.


2018

Alzamora, Helena and Correia, Clara Nunes (2018). Para lá das perífrases: os verbos “começar” e “acabar” enquanto verbos não auxiliares – algumas perspetivas. In: M. T. Brocardo and C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH, pp.39-42.

Bermejo, Víctor Lara and Guilherme, Ana (2018). The politeness of você in European Portuguese.Studies in Hispanic and Lusophone Linguistics, [online] 11(2), pp.337-366. ISSN 2199-3386.
DOI 10.1515/shll-2018-0012

Brocardo, Maria Teresa (2018). Haver e ter – balanços e perspetivas. In: M. T. Brocardo and C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH, pp.35-38.

Brocardo, Maria Teresa (2018). Usos epistémicos de ‘haver’ e ‘ter’ em português antigo. Revue De Linguistique Romane, 82, pp.353-376.

Brocardo, Maria Teresa and Correia, Clara Nunes (2018). Apresentação. In: M. T. Brocardo and C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e Perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH, [n.a.].

Brocardo, Maria Teresa and Correia, Clara Nunes, eds. (2018). Cadernos WGT: (Novos) Balanços e Perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH.

Caetano, Maria do Céu (2018). Keynote Article: On the Notion of “Suffixal Alternation” in Word-formation. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira and B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.141-160. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Calil, Eduardo and Pereira, Luísa Álvares (2018). Reconhecimento antecipado de problemas ortográficos em escreventes novatos: quando e como acontecemAlfa: Revista de Linguística, [online] 62(1), pp.91-123. Available at: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/10256 [Accessed 11 May 2018]. ISSN 1981-5794.

Cardoso, Adriana; Sebastião, Isabel and Teixeira, Carla (2018). O resumo de artigo científico: exemplo de um percurso didático em escrita académica. In: P. Osório, E. Leurquin and M. Coelho, eds., Lugar da gramática na aula de Português. 1.st ed. Rio de Janeiro: Dialogarts, pp.126-147.

Cardoso, Adriana; Sebastião, Isabel and Teixeira, Carla (2018). Percursos de escrita no ensino superior: o resumo no artigo científico. In: M. T. Brocardo and C. Nunes Correia, eds.,  Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH, pp.19-26.

Costa, Manuel Luís (2018). “Que ninguém carregue no botão!”: trajetórias, direcionalidade e a semântica dos verbos. In: M. T. Brocardo and C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH, pp.43-48.

Coutinho, Antónia (2018). Literacia científica e literacia literária: implicações e desafios. In: M. Gonçalves and N. Jorge, eds., Literacia científica na escola. 1.st ed. [eBook] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.28-42. Available at: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola
[Accessed 12 Oct. 2018].

Coutinho, Maria Antónia; Carvalho, Beatriz; Guilherme, Ana and Teixeira, Joana (2018). Introduction. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira and B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.1-2. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Coutinho, Maria Antónia; Guilherme, Ana; Teixeira, Joana and Carvalho, Beatriz, eds. (2018). Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Fidalgo, Marta (2018). Text Linguistics and Text Revision: An Alliance Approach. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira and B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.28-41. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Fidalgo, Marta (2018). Texto e tecnologias de tradução – perspetivas e desafios. In: M. T. Brocardo and C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH, pp.13-18.

Filipe, Luzonzo (2018). O artigo de divulgação científica – algumas marcas de género. In: M. Gonçalves and N. Jorge eds., Literacia científica na escola. 1.st ed. [eBook] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.79-89. Available at: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Accessed 12 Oct. 2018].

Filipe, Luzonzo (2018). O artigo de divulgação científica – da análise de um exemplar de género à produção textual orientada. In: M. Gonçalves and N. Jorge, eds., Literacia científica na escola. 1.st ed. [eBook] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.177-184. Available at: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Accessed 12 Oct. 2018].

Gonçalves, Matilde (2018). Keynote Article: Towards a Text Theory (Within Text Linguistics). In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira and B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.13-27. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Gonçalves, Matilde and Jorge, Noémia (2018). Apresentação. In: M. Gonçalves and N. Jorge, eds., Literacia científica na escola. 1.st ed. [eBook] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.4-5. Available at: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Accessed 12 Oct. 2018].

Gonçalves, Matilde and Jorge, Noémia, eds. (2018). Literacia científica na escola. 1.st ed. [eBook] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL. Available at: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Accessed 12 Oct. 2018].

Gonçalves, Matilde et al. (2018). Textos de divulgação da ciência – das práticas sociais à aula de Português. In: M. Gonçalves and N. Jorge, eds., Literacia científica na escola. 1.st ed. [eBook] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.90-102. Available at: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Accessed 12 Oct. 2018].

Jorge, Noémia (2018). Guia de Estudo: Português – 10.º Ano. Porto: Porto Editora.

Jorge, Noémia (2018). Preparação para Exames Nacionais de Português 12.º Ano. Mem Martins: Editorial do Ministério da Educação.

Jorge, Noémia and Luís, Maria do Rosário (2018). O discurso relatado em textos de divulgação científica na imprensa portuguesa atual. In: J. Veloso, J. Guimarães, P. Silvano and R. Sousa-Silva, eds., A linguística em diálogo. Volume comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto. Porto: Universidade do Porto, pp.229-245. ISBN 9789895410439.

Jorge, Noémia and Luís, Rosário (2018). O discurso relatado em textos de divulgação científica na imprensa portuguesa atual. In: J. Veloso, J. Guimarães, P. Silvano and R. Silva, eds., A linguística em diálogo. Volume comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto. 1.st ed. Porto: FLUP – CLUP, [n.a.]. ISBN 9789895410439.

Jorge, Noémia; Coutinho, Maria Antónia; Fidalgo, Marta and Rosa, Rute, eds. (2018). Práticas textuais 17|18. 1.st ed. [PDF] [n.a.]: Calaméo. Available at: http://hdl.handle.net/10362/42697 [Accessed 23 July 2018]. ISBN 978-989-20-8480-0.

Leal, Audria (2018). As representações semióticas no gênero: “Reportagem” em revistas publicadas em Portugal. Linguagem em (Dis)curso, [online] 18(2), pp.341-357. Available at: http://dx.doi.org/10.1590/1982-4017-180205-10717 [Accessed 6 June 2019]. ISSN 1982-4017.

Leal, Audria (2018). Multimodalidade e Argumentação no Género Reportagem. Diacrítica, [online] 32 (1), pp.25-41. Available at: https://doi.org/10.21814/diacritica.133 [Accessed 5 June 2019]. eISSN 2183-9174; ISSN 0870-8967.

Leal, Audria (2018). Multimodalidade e multiliteracia: elementos verbais e não verbais nos textos de divulgação científica. In: M. Gonçalves and N. Jorge, eds., Literacia científica na escola. 1.st ed. [eBook] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.43-54. Available at: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Accessed 12 Oct. 2018].

Leal, Audria; Teixeira, Carla; Marques, Isabelle Simões and Gonçalves, Matilde (2018). The First “Shares”: The First Ten Forums for Linguistic Sharing. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira and B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.3-12. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Marques, Isabelle Simões and Koven, Michele (2018). (Co)narrações de viagens para Portugal por lusodescendentes no FacebookRevista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (4), pp.134-151. Available at: https://doi.org/10.26334//2183-9077/rapln4ano2018a37 [Accessed 1 Oct. 2018]. ISSN 2183-9077.

Marques, Maria Aldina and Seara, Isabel Roboredo, eds. (2018). Diacrítica. Argumentação e Discursos, [online] 31(1). Available at: https://doi.org/10.21814/diacritica.32.1 [Accessed 29 Jan. 2019]. ISSN 0870-8967; eISSN 2183-9174.

Martins, Ana Sousa (2018). O texto de opinião: referencialidade, accionalidade e linearização. In: M. T. Brocardo and C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH, pp.7-12.

Morozova, Milana (2018). Designing a Transcription System for Spoken Discourse: A Case of Stand-Up Comedy. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira and B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.72-88. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Pinto, Rosalice and Teixeira, Carla (2018). A Constituição brasileira de 88 e seus ecos intertextuais: A “jurislinguística discursiva” em foco. In: A. L. Tinoco Cabral and F. Bueno, eds., Direito e linguagem: a Constituição de 1988. 1.st ed. Editora Thoth, p.125.

Pinto, Rosalice; Cavalcante, Mônica and Paiva Brito, Mariza Angélica (2018). Polêmica e argumentação: Interfaces possíveis em textos mediáticos de natureza política. Diacrítica, [online] 32 (1), pp.5-24. Available at: https://doi.org/10.21814/diacritica.140 [Accessed 5 June 2019]. eISSN 2183-9174; ISSN 0870-8967.

Pinto, Rosalice; Marques, Gorete and Dinis, Marisa Catarina (2018). Produção escrita para (da) academia em contexto universitário pós-Bolonha: uma reflexão críticaLinha D’Água, [online] 31(1), pp.127-143. Available at: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v31i1p127-143 [Accessed 4 Apr. 2018]. ISSN 2236-4242.

Pinto, Rosalice; Soares Rodrigues, Maria das Graças and Damele, Giovanni (2018). Argumentação jurídica e suas estratégias retóricas: Uma análise pluridisciplinar de uma decisão judicial. Diacrítica, [online] 32 (1), pp.95-110. Available at: https://doi.org/10.21814/diacritica.143 [Accessed 5 June 2019]. eISSN 2183-9174; ISSN 0870-8967.

Pruekchaikul, Korapat (2018). A antítese do homem: Uma análise pictórica das publicidades portuguesas. In: M. T. Brocardo and C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH, pp.27-33.

Ramos, Isabel (2018). Entre o Português, a História e a Biologia – da leitura analítica à construção de grelhas de análise textual. In: M. Gonçalves and N. Jorge, eds., Literacia científica na escola. 1.st ed. [eBook] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.164-176. Available at: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Accessed 12 Oct. 2018].

Rodeiro, Helena (2018). The Management of Voices in the News: Enunciative Staging and Enunciative “Effacement” in Television News Reports. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira and B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.106-121. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Rosa, Rute (2018). A noção de padrão discursivo: balanço e perspetivas. In: M. T. Brocardo and C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: (Novos) Balanços e perspetivas. Lisboa: NOVA FCSH, pp.1-6.

Rosa, Rute (2018). A ordem do expor e a ordem do narrar nos textos de divulgação científica. In: M. Gonçalves and N. Jorge, eds., Literacia científica na escola. 1.st ed. [eBook] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.70-78. Available at: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola
[Accessed 12 Oct. 2018].

Rosa, Rute (2018). The Attribution of Genre Tags: The Case of Graffiti. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira and B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.89-105. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Rosa, Rute (2018). The Discursive Pattern of Academic Texts. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira and B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.42-57. ISBN 978-1-5275-0568-1.

Rosa, Rute; Fidalgo, Marta; Gonçalves, Matilde; Leal, Audria and Jorge, Noémia (2018). Organizadores textuais e plano de texto: a forma “e”Revista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (4), pp.240-253. Available at: https://doi.org/10.26334//2183-9077/rapln4ano2018a43 [Accessed 1 Oct. 2018]. ISSN 2183-9077.

Santos, Elian; Calil, Eduardo; Pereira, Luísa Álvares and Coimbra, Rosa (2018). Diversidade e densidade lexical em textos escritos por alunos recém-alfabetizados: um estudo descritivo de produções individuais e em díadesCalidoscópio, [online] 16(1), pp.25-32. Available at: http://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.03 [Accessed 11 May 2018]. ISSN 2177-6202.

Seara, Isabel Roboredo (2018). Prefácio. In: S. Brito, ed., O Tom Confessional e Autobiográfico na epistolografia de Machado de Assis. Lisboa: Chiado Editora, pp.7-11.

Seara, Isabel Roboredo; Sebastião, Isabel and Marques, Isabelle Simões, eds. (2019). Discurso(s) de cumplicidade. Homenagem a Fernanda Menéndez. Vila Nova de Famalicão: Editora Húmus. ISBN 978-989-755-318-9.

Teixeira, Carla (2018). Géneros de divulgação científica (notícia, reportagem, entrevista) – do contexto de produção ao texto. In: M. Gonçalves and N. Jorge, eds., Literacia científica na escola. 1.st ed. [eBook] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.147-163. Available at: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Accessed 12 Oct. 2018].

Teixeira, Carla (2018). O especialista e outros sujeitos em artigos jornalísticos de divulgação científica na área da saúde. In: M. Gonçalves and N. Jorge, eds., Literacia científica na escola. 1.st ed. [eBook] Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, pp.55-69. Available at: https://issuu.com/matildegoncalves5/docs/literacia_cient_fica_na_escola [Accessed 12 Oct. 2018].

Valentim, Duane (2018). Epilinguistic Activity in a Teaching Context: Reported Enunciation. In: M. A. Coutinho, A. Guilherme, J. Teixeira and B. Carvalho, eds., Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholar Publishing, pp.58-71. ISBN 978-1-5275-0568-1.