Publications 2014-2017


2017

Amossy, Ruth (2017). Apologia da Polêmica. Trans. by R. Pinto, M. Cavalcante, M. Brito, A. Tinoco Cabral and C. Pinheiro. São Paulo: Contexto.

Brocardo, Maria Teresa (2017). Comente o seguinte texto-fonte. In: M. T. Brocardo and C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Comente o seguinte texto. Lisboa: NOVA FCSH, pp.25-29.

Brocardo, Maria Teresa and Correia, Clara Nunes (2017). Apresentação. In: M. T. Brocardo and C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Comente o seguinte texto. Lisboa: NOVA FCSH, [n.a.].

Brocardo, Maria Teresa and Correia, Clara Nunes, eds. (2017). Cadernos WGT: Comente o seguinte texto. Lisboa: NOVA FCSH.

Cabral, Ana Lúcia Tinoco; Seara, Isabel Roboredo and Guaranha, Manoel Francisco, eds. (2017).  Descortesia e Cortesia: expressão de culturas. São Paulo: Cortez Editora. ISBN 978-85-249-2568-9.

Cabral, Ana Lúcia Tinoco; Seara, Isabel Roboredo and Guaranha, Manoel Francisco, eds. (2017).  Descortesia e Cortesia: expressão de culturas. São Paulo: Cortez Editora. ISBN 978-85-249-2568-9.

Caetano, Maria do Céu (2017). Comentários à Gramática Histórica da Língua Portuguesa de Manuel Said Ali. In: M. T. Brocardo and C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Comente o seguinte texto. Lisboa: NOVA FCSH, pp.21-24.

Caetano, Maria do Céu (2017). Elementos neoclássicos: afixos ou radicais? In: M. Sánchez Ibáñez et. al., eds., La renovación léxica en las lenguas románicas: proyectos y perspectivas. 1.st ed. Múrcia: Edit.um, pp.455-461. ISBN 978-84-16551-75-0.

Caetano, Maria do Céu and Xavier, Maria Francisca (2017). Dicionário do português medieval: reflexão sobre “derivados parassintéticos”. In: I. Sariego López, J. Gutiérrez Cuadrado and C. Garriga Escribano, eds., El diccionario en la encrucijada: de la sintaxis y la cultura al desafío digital. 1.st ed. Santander: Asociación Española de Lexicografía Hispánica, pp.821-836. ISBN 978-84-617-4512-8.

Castilho, Isabel (2017, in press). Do [eʒmu] ao Excelentíssimo. In: A união na diversidade. Atas do VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa. Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém.

Correia, Clara Nunes (2017). Comente o seguinte texto: leituras da enunciação em mise en abyme. In: M. T. Brocardo and C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Comente o seguinte texto. Lisboa: NOVA FCSH, pp.7-13.

Coutinho, Maria Antónia (2017). Da natureza heurística da Teoria do TextoRevista Investigações, [online] 30(2), pp.153-172. Available at: https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/231381
[Accessed 9 July 2018]. eISSN 2175-294X; ISSN 0104-132.

Fidalgo, Marta (2017). Comentar revisões e rever comentários: estratégias de (co)produção textual em contexto profissional. In: M. T. Brocardo and C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Comente o seguinte texto. Lisboa: NOVA FCSH, pp.11-12.

Gomes, Andréia and Leal, Audria (2017). O ensino da gramática: uma análise dos programas e metas curriculares portuguesas e brasileiras. In: Língua e literatura na escola do séc. XXI. Atas do 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. [CD-Rom] Lisboa: Associação de Professores de Português, p.9. ISBN 978-989-96117-4-0.

Gonçalves, Matilde (2017). Texto e Género: modalidade ou modalização? Revista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (3), pp.99-117. Available at: https://ojs.apl.pt/index.php/rapl/article/view/7/4 [Accessed 29 Oct. 2017]. ISSN 2183-9077.
DOI 10.26334/2183-9077/rapln3ano2017a7

Gonçalves, Matilde and Cunha, Maria Clara Torres e (2017). Agir verbal e representações em sítios web institucionaisDELTA, [online] 33(2), pp.519-541. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-44502017000200519&script=sci_abstract&tlng=pt [Accessed 28 Sep. 2017]. eISSN 1678-460X; ISSN 0102-4450.
DOI 10.1590/0102-445004027416165085

Gonçalves, Matilde and Valentim, Helena (2017). Marqueurs discursifs et reformulation en portugais: une affaire de langue et d’activité langagièrePragmalingüistica, [online] (1) (Monográfico), pp.18-33. Available at: https://revistas.uca.es/index.php/pragma/article/view/2391 [Accessed 16 May 2018]. eISSN 2445-3064; ISSN 1133-682X.

Gonçalves, Matilde et al. (2017). Divulgação da ciência na aula de Português. In: Língua e literatura na escola do séc. XXI. Atas do 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. [CD-Rom] Lisboa: Associação de Professores de Português, pp.30-31. ISBN 978-989-96117-4-0.

Gonçalves, Matilde et al. (2017, in press). Os “artigos” de divulgação científica – das práticas sociais de referência à sala de aula. In: A união na diversidade. Atas do VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa. Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém.

Jorge, Noémia (2017). A síntese nos textos de divulgação científica. In: Língua e literatura na escola do séc. XXI. Atas do 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. [CD-Rom] Lisboa: Associação de Professores de Português, pp.32-33. ISBN 978-989-96117-4-0.

Jorge, Noémia (2017, in press). Para uma didatização do género textual “síntese”. In: A união na diversidade. Atas do VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa. Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém.

Jorge, Noémia and Coutinho, Maria Antónia (2017). Percursos (linguísticos) para análise (literária)Palavras, (50/51), pp.77-87. ISSN 1645-8784.

Jorge, Noémia; Aguiar, Cecília and Magalhães, Miguel (2017). Encontros. Português – 12.º ano. Scientific review by M. A. Coutinho. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-40100-7.

Jorge, Noémia; Aguiar, Cecília and Magalhães, Miguel (2017). O Ano da Morte de Ricardo Reis: da leitura à prática. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-04882-0.

Koven, Michèle and Marques, Isabelle Simões (2017). Enacting the Multiple Spaces and Times of Portuguese Migration to France in YouTube Humor: Chronotopic Analysis of Ro et Cut´s “Vamos a Portugal”InterDISCIPLINARY Journal of Portuguese Diaspora Studies, 6, pp.93-116. ISSN 2165-2694.

Leal, Audria (2017, in press). A presença do discurso jurídico no género textual reportagem. In: A união na diversidade. Atas do VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa. Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém.

Leal, Audria (2017, in press). Reflexões sobre o género reportagem e o estudo da oralidade no ensino secundário em Portugal. In: A união na diversidade. Atas do VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa. Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém.

Leal, Audria and Silva-Hardmeyer (2017). O Modelo Didáctico do Gênero Cartoon: Uma Ferramenta para o Ensino da Leitura e da Produção TextualVeredas – Revista de Estudos Linguísticos, [online] (Special issue: Interacionismo Sociodiscursivo), pp.137-153. Available at: http://www.ufjf.br/revistaveredas/edicoes/2017-2/especial/ [Accessed 20 Nov.]. eISSN 1982-2243.

Lobo, Maria and Valentim, Helena (2017). Nota prévia. In: H. Valentim and M. Lobo, eds., Revista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (3), [n.a.]. Available at: https://ojs.apl.pt/index.php/rapl/article/view/26/22 [Accessed 29 Oct. 2017]. ISSN 2183-9077.

Magalhães, Miguel (2017). Complementos infinitivos num corpus de Português Clássico. In: M. Romero, R. Álvarez and E. Mato, eds., Gallaecia: estudos de lingüística portuguesa e galega. [PDF] Santiago de Compostela: Servizo de Publicacións Campus Vida, pp.941-949. Available at: http://www.usc.es/libros/index.php/spic/catalog/book/1080 [Accessed 13 Oct. 2017]. ISBN 978-84-16954-41-4.
DOI 10.15304/cc.2017.1080.47

Marques, Isabelle Simões (2017). “Un détail me revient” ou la revisitation de la mémoire: analyse déictique de Dans le café de la jeunesse perdue de Patrick Modiano. In: A. P. Coutinho, J. Domingues de Almeida and F. Outeirinho, eds., Patrick Modiano et l’archéologie du contemporain. 1.st ed. Caen: Passage(s), pp. 133-145. ISBN 979-10-94898-26-0.

Marques, Isabelle Simões (2017). Entre beats e rimas: fusão de línguas e identidades nas músicas urbanas em PortugalStudia Babes-Bolyai Philologia, 62(4), pp.77-88. eISSN 2065-9652; ISSN 1220-0484.
DOI 10.24193/subbphilo.2017.4.06

Marques, Isabelle Simões and Gonçalves, Matilde (2017). “Dans le café de la jeunesse perdue” – Étude de la deixis fictive en français et en portugais. In: M. H. Carreira and A. Teletin, eds., Travaux et Documents: La déixis et son expression dans les langues romanes. Paris: Université Paris 8, pp.523-530. ISBN 978-2-911860-62-4.

Marques, Isabelle Simões and Koven, Michèle (2017). “We are going to our Portuguese homeland!” French luso-descendants diasporic Facebook conarrations of vacation return trips to PortugalNarrative Inquiry, 27(2), pp.286-310. eISSN 1569-9935; ISSN 1387-6740.
DOI 10.1075/ni.27.2.05sim

Martins, Ana Sousa (2017). O comentário como exercício de divulgação linguística. In: M. T. Brocardo and C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Comente o seguinte texto. Lisboa: NOVA FCSH, pp.1-5.

Morozova, Milana (2017). Avaliação negativa no espaço web: o caso de comentários online a notícias. In: M. T. Brocardo and C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Comente o seguinte texto. Lisboa: NOVA FCSH, pp.37-41.

Morozova, Milana (2017). Discourse Markers in English and Portuguese: well, you know, I mean and their functional equivalents. [Poster] 5th International Conference Discourse Markers in Romance Languages: Boundaries and Interfaces, 8-10 Nov., Louvain-la-Neuve.

Morozova, Milana (2017). Discourse markers of enunciative responsibility in Portuguese stand-upLinguística – Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, [online] 12, pp.127-153. Available at:
http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id04id191id2776&sum=sim
[Accessed 23 Jan. 2018]. ISSN 1646-6195.

Morozova, Milana and Rodeiro, Helena (2017). O papel da cultura na construção do género textual telejornal: uma abordagem interacionista sócio-discursivaVeredas – Revista de Estudos Linguísticos, [online] (Special issue: Interacionismo Sociodiscursivo), pp.59-90. Available at: http://www.ufjf.br/revistaveredas/edicoes/2017-2/especial/
[Accessed 20 Nov.]. eISSN 1982-2243.

Pinto, Rosalice and Marques, Isabelle Simões (2017). Comentários polémicos e discriminatórios na internet: estudos de caso. In: M. T. Brocardo and C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Comente o seguinte texto. Lisboa: NOVA FCSH, pp.31-36.

Pinto, Rosalice and Teixeira, Carla (2017). Argumentação em preâmbulos constitucionais: interfaces em contextos lusófonosActa Scientarium, [online] 39(2), pp.143-153. Available at: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/31484 [Accessed 28 Sep. 2017]. eISSN 1983-4683; ISSN 1983-4675.
DOI 10.4025/actascilangcult.v39i2.31484

Pinto, Rosalice and Teixeira, Carla (2017, in press). Empoderamento do ator no testamento vital: interfaces nos contextos jurídico e da saúde. In: A união na diversidade. Atas do VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa. Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém.

Rosa, Rute (2017). O plano de texto do comentário linguístico: uma proposta de análise. In: M. T. Brocardo and C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Comente o seguinte texto. Lisboa: NOVA FCSH, pp.15-20.

Rosa, Rute (2017, in press). Proposta para um modelo didático do género artigo científico. In: A união na diversidade. Atas do VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa. Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém.

Seara, Isabel Roboredo (2017). A atenuação como estratégia verbal de aproximação e de cortesia. In: O.-D. Balas et al., eds., L’expression de l’imprécision dans les langues romanes. 1.st ed. Bucareste: Universidade de Bucareste, pp.306-318. ISBN 978-606-998-005-7.

Seara, Isabel Roboredo (2017). A interação escrita no quotidiano. Da compulsão à omnipresença nas redes digitais. In: A. M. Ferreira et al., eds., Pelos mares da língua portuguesa 3. [PDF] Aveiro: Universidade de Aveiro, pp.805-830. Available at:  http://hdl.handle.net/10773/18281 [Accessed 29 Jan. 2019]. ISBN 978-972-789-514-4.

Seara, Isabel Roboredo (2017). Contributo para o estudo da (des)cortesia verbal: estratégias de atenuação e de intensificação nas interações. In: A. L. Cabral, I. R. Seara and M. F. Guaranha, eds., Descortesia e Cortesia: expressão de culturas. 1.st ed. São Paulo: Cortez Editora, pp.233-265. ISBN 978-85-249-2568-9.

Seara, Isabel Roboredo (2017). Deixis sociale: contraintes et processus de figuration dans les environnements digitaux. In: M.H. Araújo Carreira and A. Teletin, dir., Travaux & Documents 62: La déixis et son expression dans les langues romanes. Paris: Université Paris 8 Vincennes Saint Denis, pp.111-131. ISBN 978-2-911860-62-4.

Seara, Isabel Roboredo (2017). O advento da palavra. A importância dos topoi na epistolografia de Vieira. In: A. P. Banza, et al., eds., Estudos sobre o Padre António Vieira. Pensamento e Ação: O Quinto Império. Vol. 2. 1.st ed.  Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, pp.181-206. ISBN: 978-972-27-1975-9.Book editions

Seara, Isabel Roboredo and Cabral, Ana Lúcia (2017). O comentário elogiativo nas redes sociais: estratégias de cortesia valorizadoraRevista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (3), pp.311-322. Available at: https://ojs.apl.pt/index.php/rapl/article/view/17/14 [Accessed 29 Oct. 2017]. ISSN 2183-9077.
DOI 10.26334/2183-9077/rapln3ano2017a17

Sebastião, Isabel (2017). A escrita argumentativa nos textos programáticos e nos manuais entre a teoria e a prática. In: Língua e literatura na escola do séc. XXI. Atas do 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. [CD-Rom] Lisboa: Associação de Professores de Português, pp.13-14. ISBN 978-989-96117-4-0

Sebastião, Isabel (2017). Os enunciados de escrita argumentativa e expositiva em manuais de Português do 9.º ano: uma perspetiva discursivo-pragmáticaRevista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (3), pp.333-346. Available at: https://ojs.apl.pt/index.php/rapl/article/view/18/15 [Accessed 29 Oct. 2017]. ISSN 2183-9077.
DOI 10.26334/2183-9077/rapln3ano2017a18

Teixeira, Carla and Oliveira, Teresa (2017). O poder da opinião. Análise comparada de comentários televisivos sobre políticaREDIS – Revista de Estudos do Discurso, [online] (6), pp.211-233. Available at: http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id05id1446id2765&sum=sim [Accessed 24 Jan. 2018]. ISSN 2183-3958.

Valentim, Helena and Gonçalves, Matilde (2017). Comentário na imprensa em linha: estudo de uma construção linguística que comenta contrapondo. In: M. T. Brocardo and C. Nunes Correia, eds., Cadernos WGT: Comente o seguinte texto. Lisboa: NOVA FCSH, pp.43-50.

Valentim, Helena and Lobo, Maria, eds. (2017). Revista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (3). Available at: https://ojs.apl.pt/index.php/rapl [Accessed 29 Oct. 2017]. ISSN 2183-9077.


2016

Alzamora, Helena (2016). Contribuição da topologia discreto-denso-compacto para a análise das perífrases verbais. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Representação. Lisboa: NOVA FCSH, pp.69-73.

Barros, Alvanira (2016). Um verbo, algumas possibilidades linguísticas. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Representação. Lisboa: NOVA FCSH, pp.33-38.

Brocardo, Maria Teresa (2016). Apresentação. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Representação. Lisboa: NOVA FCSH, [n.a.].

Brocardo, Maria Teresa (2016). O futuro do passado/condicional: elementos para um estudo diacrónico. In: M. T. Brocardo and A. Barros, eds., Estudos sobre o verbo em Português: valores, marcas e construções. 1.st ed. João Pessoa: Ideia, pp.27-49. ISBN 978-85-463-0073-0.

Brocardo, Maria Teresa (2016). Representações do/no tempo – nótula sobre passados. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Representação. Lisboa: NOVA FCSH, pp.39-43.

Brocardo, Maria Teresa and Barros, Alvanira, eds. (2016). Estudos sobre o verbo em Português: valores, marcas e construções. João Pessoa: Ideia. ISBN 978-85-463-0073-0.

Brocardo, Maria Teresa e Lopes, Célia (2016). History and current setting. In: W. L. Wetzels, S. Menuzzi and J. Costa, eds., The Handbook of Portuguese Linguistics. 1.st ed. Oxford: Wiley-Blackwell, pp.1-14. ISBN 978-1-118-79195-0.

Brocardo, Maria Teresa e Lopes, Célia (2016). Main morphosyntactic changes and grammaticalization. In: W. L. Wetzels, S. Menuzzi and J. Costa, eds., The Handbook of Portuguese Linguistics. 1.st ed. Oxford: Wiley-Blackwell, pp.471-486. ISBN 978-1-118-79195-0.

Brocardo, Maria Teresa, ed. (2016). Cadernos WGT: Representação. Lisboa: NOVA FCSH.

Caetano, Maria do Céu (2016). Análise da estrutura interna das palavras complexas parassintéticas. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Representação. Lisboa: NOVA FCSH, pp.29-32.

Casotti, Janayna and Seara, Isabel Roboredo (2016). Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagemIntersecções – Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais, year 9, (3), pp.121-132. ISSN 1984-2406.

Correia, Clara Nunes (2016). Uma leitura aspetual do pretérito perfeito simples (PPS) em Português Europeu. In: M. T. Brocardo and A. Barros, eds., Estudos sobre o verbo em Português: valores, marcas e construções. 1.st ed. João Pessoa: Ideia, pp.9-24. ISBN 978-85-463-0073-0.

Correia, Clara Nunes and Afonso, Ana (2016). (Des)Aprendizagens da representação linguística. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Representação. Lisboa: NOVA FCSH, pp.61-67.

Correia, Clara Nunes and Ferreira, Marcelo (2016). The semantics of DPs. In: W. L. Wetzels, S. Menuzzi and J. Costa, eds., The Handbook of Portuguese Linguistics. 1.st ed. Oxford: Wiley-Blackwell, pp.356-373. ISBN 978-1-118-79195-0.

Coutinho, Maria Antónia (2016). Texto e representação: alguns comentários. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Representação. Lisboa: NOVA FCSH, pp.17-22.

Fidalgo, Marta (2016). A revisão de textos e a construção de representações linguístico-textuais: a importância da atividade revisória como prática de mediação. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Representação. Lisboa: NOVA FCSH, pp.49-53.

Fidalgo, Marta (2016). Linguística e revisão – uma aposta no futuro e na qualidade. [Poster] Ciência 2016: Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, 4-6 Jun., Lisboa. Available at: http://www.ciencia2016.pt/img/posters/156.pdf [Accessed 2 Oct. 2017].

Frade, Mafalda (2016). Contributo para a história da tradução em Portugal: as primeiras tradutoras conhecidasÁgora. Estudos Clássicos em Debate, [online] (18), pp.141-155. Available at: http://revistas.ua.pt/index.php/agora/article/view/3786/3479 [Accessed 27 Sep. 2017]. ISSN 0874-5498.

Jorge, Noémia; Ribeiros, Inês and Aguiar, Cecília (2016). Encontros. Português – 11.º ano. Scientific review by M. A. Coutinho. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-40095-6.

Leal, Audria (2016). A construção da temporalidade no texto multimodalCadernos de Linguagem e Sociedade, [online] 17(1), pp.53-69. Available at: http://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/18243 [Accessed 12 Oct. 2017]. eISSN 2179-4790; ISSN 0104-9712.

Leal, Audria (2016). A infra-estrutura do texto multimodal: o caso do gênero cartoon. In: A. Sobral and S. Souza, eds., Gêneros, entre o texto e o discurso: questões conceituais e metodológicas. 1.st ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, pp.311-326. ISBN 978-85-7591-443-4.

Magalhães, Miguel (2016). Complementos infinitivos num corpus de Português ClássicoRevista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (2), pp.339-350. Available at: http://ojs.letras.up.pt/index.php/APL/article/view/1578/1401 [Accessed 27 Sep. 2017]. ISSN 2183-9077.
DOI 10.21747/ 2183-9077/rapl2a15

Marques, Isabelle Simões (2016). “Un détail me revient” ou la Revisitation de la mémoire: analyse déictique de Dans le Café de la Jeunesse Perdue de Patrick Modiano. In: A. P. Coutinho, M. F. Outeirinho and J. Domingues de Almeida, eds., Lasemaine.fr 2015. Porto: Universidade do Porto, pp.96-109. ISBN 978-989-8648-64-8.

Marques, Isabelle Simões and Domingues, João (2016). IntroductionCarnets – Revue Électronique d’Études Françaises, [online] (7), [n.a.]. Available at: https://carnets.revues.org/894 [Accessed 26 Sep. 2017]. eISSN 1646-7698.

Marques, Isabelle Simões and Domingues, João, eds. (2016). Carnets – Revue Électronique d’Études Françaises, [online] (7). Available at: https://carnets.revues.org [Accessed 26 Sep. 2017]. eISSN 1646-7698.

Marques, Isabelle Simões and Teletin, Andreea (2016). A crise como argumento de venda: uma abordagem linguística de alguns anúncios publicitários portugueses e francesesQuaestiones Romanicae, 4, pp.565-580. ISSN 2457-8436.

Martins, Ana Sousa (2016). Contos com nível A2. Lisboa: Lidel. ISBN 978-989-752-171-3.

Miranda, Florencia (2016). Consideraciones sobre los géneros de texto como objeto de enseñanza de lenguas. In: C. Pereira, E. Valente and S. Nothstein, eds., Lectura y escritura: prácticas, instituciones y actores. [PDF] Bahía Blanca: Ediuns – Sociedad Argentina de Lingüística, pp.104-123. Available at: https://sites.google.com/site/lapaginadelasal/publicaciones-1/volumenes [Accessed 10 Sep. 2017]. ISBN 978-987-655-104-5.

Morozova, Milana (2016). A representação discursiva das classes desfavorecidas da Margem Sul no género stand-up comedy. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Representação. Lisboa: NOVA FCSH, pp.13-16.

Morozova, Milana (2016). Discourse markers of enunciative responsibility in portuguese stand-up comedy. In: M. Torrado Cespón and J. M. Díaz Lage, eds., Fourth International Workshop on Discourse Analysis (WoDA’16). Extended Abstracts. Santiago de Compostela: Universidad de Santiago de Compostela, pp.106-110. ISBN 978-84-608-9305-9.

Pereira, Luísa Álvares; Pereira, Íris and Cardoso, Inês (2016). Writing to learn from experience: unguided reflection as meaning making practices for teachers. In: G. Ortoleva, M. Bétrancourt and S. Billett, eds., Writing for Professional Development. 1.st ed. Leiden: Brill, pp.88-106. ISBN 9789004264823.

Pereira, Susana; Santos, Ana Rita; Pinto, Mariana; Silva, Encarnação and Cardoso, Adriana (2016). PerGRam – Às voltas com as palavras: percursos didáticos para a explicitação gramatical no primeiro ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. [Online] Available at: http://www.pergram.pt/descricao-do-projeto [Accessed 2 Oct. 2017].

Pinto, Rosalice (2016). Argumentação em gêneros textuais/discursivos: uma abordagem teórico-epistemológicaReVEL – Revista Virtual de Estudos da Linguagem, [online] 14(12) (Edição especial: Argumentação: perspectivas teórico-metodológicas), pp.125-141. Available at: http://www.revel.inf.br/files/6f92d6a52accae5b86f734d15a7af9af.pdf [Accessed 28 Sep. 2017]. ISSN 1678-8931.

Pinto, Rosalice (2016). Empreendedorismo e gamificação no desenvolvimento profissionalLinha d’Água, [online] 29(1), pp.167-179. Available at: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/111543 [Accessed 28 Sep. 2017]. ISSN 2236-4242.
DOI 10.11606/issn.2236-4242.v29i1p167-179

Pinto, Rosalice (2016). Políticas de ensino do português europeu para falantes de outras línguas: uma contribuição na prática profissional. In: R. Lacerda de Sá, ed., Português para falantes de outras línguas: interculturalidade, inclusão social e políticas. 1.st ed. Campinas, SP: Pontes Editores, pp.140-156. ISBN 978-85711371.

Pinto, Rosalice (2016). Representação e linguagem na prática institucional jurídica. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Representação. Lisboa: NOVA FCSH, pp.7-11.

Pinto, Rosalice (2016). Textos multimodais institucionais e papéis actanciais: estudos de casoCadernos de Linguagem e Sociedade, [online] 17(2), pp.138-153. Available at: http://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/18320 [Accessed 12 Oct. 2017]. eISSN 2179-4790; ISSN 0104-9712.

Pinto, Rosalice and Rodrigues, Maria das Graças, eds. (2016). Textos e discursos no Direito e na Política: análises e perspectivas interdisciplinares. Coimbra: Grácio Editor. ISBN 978-989-99682-2-6.

Pinto, Rosalice; Fávero Werneck, Leonor and Tinoco Cabral, Ana (2016). Apresentação. In: R. Pinto, A. Tinoco Cabral and M. G. Rodrigues, eds., Linguagem e Direito: perspectivas teóricas e práticas. 1.st ed. São Paulo: Contexto, pp.165-179. ISBN 978-85-7244-951-9.

Pinto, Rosalice; Tinoco Cabral, Ana and Rodrigues, Maria das Graças, eds. (2016). Linguagem e Direito: perspectivas teóricas e práticas. São Paulo: Contexto. ISBN 978-85-7244-951-9.

Rabatel, Alain (2016). Contribuições da análise dos discursos midiáticos: da interpretação dos dados à crítica das práticas discursivas e sociais. Trans. by C. Teixeira, R. Pinto and S. Cortez. Investigações, [online] 29(2), pp.255-281. Available at: https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/2091/8299 [Accessed 20 Oct. 2017]. eISSN 2175-294X; ISSN 0104-1320.

Rosa, Rute (2016). Proposta interacionista para a prática de revisão de texto. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Representação. Lisboa: NOVA FCSH, pp.55-60.

Seara, Isabel Roboredo (2016). A sedução da Ars Epistolaris em Vergílio Ferreira. In: R. Goulart et al., eds., Vergílio Ferreira em Évora: entre o silêncio e a palavra total. 1.st ed. Évora: Âncora Editora, pp.233-246. ISBN 978-972-780-579-2.

Seara, Isabel Roboredo (2016). Impolitesse verbale dans les lettres de réclamation: une question de genre? In: A. Berrendoner, M. Hansen and R. Zafiu, eds., Actes du XXVII Congrès International de Linguistique et de Philologie Romanes. [PDF] Nancy: ATILF, pp.239-250. Available at: http://www.atilf.fr/cilpr2013/actes/section-10/CILPR-2013-10-Seara.pdf [Accessed 6 Oct. 2017]. ISBN 978-2-37276-007-2.

Seara, Isabel Roboredo (2016). Prefácio. In: G. M. Paiva, R. Moreira and L. A. Santos, eds., Introdução aos estudos de (IM)polidez linguística. [eBook] 1.st ed. Fortaleza-Ceará: Centro Universitário Estácio, pp.11-13. Available at: http://publica-estaciofic.com.br/edicoes/LIVROS/IMPOLIDEZ-FINAL/index.html [Accessed 13 Oct. 2017]. eISBN 978-85-69235-01-9.

Seara, Isabel Roboredo (2016). Resenha a KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Contexto, 2015. Bakhtiniana – Revista de Estudos do Discurso, [online] 11(3), pp.225-232. Available at: http://www.scielo.br/pdf/bak/v11n3/2176-4573-bak-11-03-0225.pdf [Accessed 2 Oct. 2017]. eISSN 2176-4573.
DOI 10.1590/2176-457324466

Seara, Isabel Roboredo and Casotti, Janayna (2016). Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagemRevista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais, ano IX, 20(3), pp.121-132. ISSN 1984-2406.

Seara, Isabel Roboredo and Manole, Veronica (2016). Insult and the construction of others identity: remarks on portuguese political discourseRevue roumaine de linguistique Identities in dialogue: Identités dans le dialogue, [online] 61(3), pp.301-318. Available at: http://www.lingv.ro/index.php?option=com_content&view=article&id=174%3Arrlarhiva2016&catid=36%3Areviste-ilb&Itemid=95[Accessed 29 Jan. 2019]. ISSN 0035-3957.

Seara, Isabel Roboredo; Andrade, Carlos Augusto and Micheletti, Guaraciaba (2016). Memória, Discurso e Tecnologia. São Paulo: Terracota. ISBN 978-85-8380-053-8.

Seara, Isabel Roboredo; Dias, Isabel and Barros, Daniela (2016). Projeto acessibilidades: modelo de inclusão no ensino superior à distância. In: P. Dias, D. Moreira and A. Quintas-Mendes, eds., Práticas e cenários de inovação em educação online. 1.st ed. Lisboa: Universidade Aberta, pp.75-98. ISBN 9789726747864.

Teixeira, Carla (2016). Questões de semiótica e de gramática em comentários jornalísticosCadernos de Linguagem e Sociedade, [online] 17(1), pp.140-161. Available at: http://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/18311 [Accessed 12 Oct. 2017]. eISSN 2179-4790; ISSN 0104-9712.

Teixeira, Carla (2016). Representações, opiniões e comentários. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Representação. Lisboa: NOVA FCSH, pp.1-6.

Valentim, Duane (2016). O ensino do discurso reportado sob uma abordagem enunciativa. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Representação. Lisboa: NOVA FCSH, pp.45-48.

Valentim, Helena (2016). Contributo para uma abordagem enunciativa do ajustamento intersubjetivo: um estudo de caso. In: T. Mahamudo Karim et. al., eds., Linguagem, sujeito e memória. 1.st ed. São Paulo: Pontes Editores, pp.133-145. ISBN 978-85-7113-742-4.

Valentim, Helena (2016). Descontinuidade de representação cognitiva e linguística. In: M. T. Brocardo, ed., Cadernos WGT: Representação. Lisboa: NOVA FCSH, pp.23-28.

Valentim, Helena (2016). Variação e deformabilidade linguísticas: os empregos discursivo e não discursivoLinguasagem, [online] 27(1), [n.a.]. Available at: http://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/291/183 [Accessed 28 Sep. 2017]. ISSN 1983-6988.

Viola, Ana and Seara, Isabel Roboredo (2016). Da (des)construção da dedicatória: análise linguístico-textualRevista da Associação Portuguesa de Linguística, [online] (1), pp.791-815. Available at: http://ojs.letras.up.pt/index.php/APL/article/view/1899/2629 [Accessed 10 Oct. 2017]. ISSN 2183-9077.
DOI 10.21747/2183-9077/rapla35


2015

Barbeiro, Luís; Pereira, Luísa Álvares and Carvalho, José (2015). Writing at portuguese universities – students’ perceptions and practicesJournal of Academic Writing, [online] 5(1), pp.74-85. Available at: http://e-learning.coventry.ac.uk/ojs/index.php/joaw/article/view/169/165 [Accessed 8 Nov. 2017]. ISSN 2225-8973.

Brocardo, Maria Teresa e Caetano, Maria do Céu (2015). Que papel para a irregularidade (morfológica)? In: A. Fiéis, A. Madeira and M. Lobo, eds., O Universal e o Particular – uma vida a compararHomenagem a Maria Francisca Xavier. 1.st ed. Lisboa: Colibri, pp.79-89. ISBN 978-989-689-477-1.

Cardoso, Adriana; Pereira, Susana and Silva, Encarnação (2015). Grammar and text: an experiment in teacher training / Gramática y texto: un experimento en la formación de profesoresCultura y Educación, [online] 27(2), pp.456-463. Available at: http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/11356405.2015.1034532 [Accessed 28 Sep. 2017]. eISSN 1578-4118; ISSN 1135-6405.
DOI 10.1080/11356405.2015.1034532

Cardoso, Inês and Pereira, Luísa Álvares (2015). A relação dos adolescentes com a escrita extraescolar e escolar – inclusão e exclusão por via da escritaTrabalhos em Linguística Aplicada, [online] 54(1), pp.79-107. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000100079&lng=en&nrm=iso&tlng=pt [Accessed 8 Nov. 2017]. eISSN 2175-764X; ISSN 0103-1813.
DOI 10.1590/0103-18134464147581

Cardoso, Inês and Pereira, Luísa Álvares (2015). Le rapport à l’écriture extrascolaire et scolaire: une étude menée auprès d’adolescentsCanadian Journal of Applied Linguistics / Revue canadienne de linguistique appliquée, [online] 18(2), pp.28-44. Available at: https://journals.lib.unb.ca/index.php/CJAL/article/view/22106 [Accessed 8 Nov.]. eISSN 1920-1818; ISSN 1481-868X.

Cariello, Graciella et al., eds. (2015). Tramos y Tramas V: culturas, lenguas, literaturas e interdisciplina. Estudios comparativos. Rosario: Laborde. ISBN 978-987-677-052-1.

Coutinho, Maria Antónia; Tanto, Camile e Luís, Maria do Rosário (2015). O conhecimento explícito dos textos e da língua. In: E. Leurquin, M. A. Coutinho and F. Miranda, eds., Formação docente: textos, teorias e práticas. 1.st ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, pp.133-164. ISBN 978-85-7891-344-4.

Fernandes, Isabel et al. (2015). Cytomégalovirus. In: I. Fernandes et al., eds., Contar (com) a medicina. Trans. and introd. by I. Simões Marques. Lisboa: Pedago, pp.72-74. ISBN 978-989-8655-51-6.

Fernandes, Isabel et al. (2015). Devant ma mère. In: I. Fernandes et al., eds., Contar (com) a medicina. Trans. and introd. by I. Simões Marques. Lisboa: Pedago, pp.244-245. ISBN 978-989-8655-51-6.

Fernandes, Isabel et al. (2015). Journal d’un Corps. In: I. Fernandes et al., eds., Contar (com) a medicina. Trans. and introd. by I. Simões Marques. Lisboa: Pedago, pp.107-109. ISBN 978-989-8655-51-6.

Ferreira, José; Barbeiro, Luís and Pereira, Luísa Álvares (2015). O Blogue e as práticas de escrita no Português. In: M. J. Gomes, A. Osório and L. Valente, eds., Challenges 2015: Meio Século de TIC na Educação. Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação. Braga: Universidade do Minho – Centro de Competência TIC, pp.419-433. ISBN 978-989-97374-3-3.

Fidalgo, Marta (2015). A revisão como atividade de mediação. [Poster] Jornadas de Discurso e Cognição, 16 Jun., Braga.

Frade, Mafalda (2015). A edição de traduções nos primórdios da impressão em PortugalCalíope – Presença Clássica, [online] ano XXXII (29), pp.142-164. Available at: https://revistas.ufrj.br/index.php/caliope/article/view/7415/7099 [Accessed 28 Sep. 2017]. ISSN 2447-875X.
DOI 10.17074/cpc.v1i29.166

Gonçalves, Matilde (2015). La modalisation dans les sites web et les blogs touristiques portugais. In: Travaux et Documents: faits de langue et de discours pour l’expression des modalités dans les langues romanes. Paris: Université Paris 8, pp.131-139. ISBN 978-2-911860-60-8.

Graça, Luciana and Pereira, Luísa Álvares (2015). O papel transformador das ferramentas didáticas nas práticas de ensino e no objeto ensinado: o caso da escrita do artigo de opiniãoContrapontos, [online] 15(1), pp.17-32. Available at: https://siaiap32.univali.br//seer/index.php/rc/article/view/5987
[Accessed 8 Nov. 2017]. ISSN 1984-7114.
DOI 10.14210/contrapontos.v1n1.p17-32

Jorge, Noémia (2015). Tipos de discurso e construção textual do conhecimentoCalidoscópio, [online] 13(3), pp.281-293. Available at: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/issue/view/523
[Accessed 28 Sep. 2017]. ISSN 2177-6202.
DOI 10.4013/cld.2015.133.01

Koven, Michèle and Marques, Isabelle Simões (2015). Performing and evaluating (non)modernities of portuguese migrant figures on YouTube: the case of Antonio de CarglouchLanguage in Society, [online] 44(2), pp.213-242. Available at: https://www.cambridge.org/core/journals/language-in-society/article/performing-and-evaluating-nonmodernities-of-portuguese-migrant-figures-on-youtube-the-case-of-antonio-de-carglouch/DDC6F5CCAC01858E61339ABC31DC3D63 [Accessed 28 Sep. 2017]. eISSN 1469-8013; ISSN 0047-4045.
DOI 10.1017/S0047404515000056

Krebs, Luciana and Pinto, Rosalice (2015). Silogismo e marcas linguísticas a serviço da argumentação na prática jurídicaNonada, [online] 2(25), pp.146-161. Available at: https://seer.uniritter.edu.br/index.php?journal=nonada&page=article&op=view&path%5B%5D=1137
[Accessed 28 Sep. 2017]. ISSN 2176-9893.

Laranjeira, Raquel; Leite, Teresa and Pereira, Susana (2015). Desenvolvimento Lexical: Perspetivas e Práticas de Professores no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In: Atas do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da ESELx. [PDF] Lisboa: CIED, pp.173-185. Available at: http://www.pergram.pt/assets/laranjeira%2c-pereira—leite2014.pdf [Accessed 20 Nov. 2017]. ISBN 978-989-95733-5-2.

Leurquin, Eulália; Coutinho, Maria Antónia and Miranda, Florencia, eds. (2015). Formação docente: textos, teorias e práticas. Campinas, SP: Mercado de Letras. ISBN 978-85-7891-344-4.

Lourenço, Carla and Martins, Ana Sousa (2015). Online courses of Portuguese as a second language: closing the gap with blended learning in mainstream education. In: C. Lourenço and A. Sousa Martins, eds., Proocedings of the 7th International Conference on Computer Supported Education (CSEDU 2015). Vol. 1. [PDF] [n.a.]: SciTePress, pp.380-385. Available at: http://www.scitepress.org/DigitalLibrary/PublicationsDetail.aspx?ID=82AEN4+7d8M%3d&t=1 [Accessed 5 Nov. 2017]. ISBN 978-989-758-107-6.
DOI 10.5220/0005453303800385

Magalhães, Miguel (2015). Michel Giacometti: a voz pelos caminhos da tradiçãoPlural Pluriel – revue des cultures de langue portugaise, [online] (12), [n.a.]. Available at: http://revue1-13.pluralpluriel.org [Accessed 16 Nov. 2017]. ISSN 1760-5504.

Marques, Isabelle Simões (2015). Aquém e além-fronteiras: o caso de Um Homem Sorri à Morte – com Meia Cara de José Rodrigues Miguéis (1959)Interdisciplinary Journal Of Portuguese Diaspora Studies, 4(2), pp.417-426. ISSN 2165-2694.

Marques, Isabelle Simões (2015). Entre le centre et les marges ou les enjeux de l´interlangue dans la littérature migrante portugaise d´hier et d´aujourd´hui. In: F. Bonnet-Falandry, S. Durrans and M. Jones, eds., (Se) Construire dans l’interlangue: perspectives transatlantiques sur le multilinguisme. 1.st ed. Lille: Presses Universitaires du Septentrion, pp.129-143. ISBN 978-2-7574-0939-8.

Marques, Isabelle Simões (2015). Insularité et insécurité dans Les Silences de Porto Santo d´Alice Machado. Carnets – Revue Électronique d’Études Françaises, [online] 3, [n.a.]. Available at: https://carnets.revues.org/1471 [Accessed 28 Sep. 2017]. eISSN 1646-7698.

Marques, Isabelle Simões (2015). Quando a literatura retrata a emigração portuguesa em França: o caso de Nita Clímaco. In: R. Simas, ed., A vez e a voz da Mulher: relações e migrações. 1.st ed. Lisboa: Colibri, pp.45-56. ISBN 978-989-689-449-8.

Martins, Ana Sousa (2015). Online courses of portuguese as a second language: closing the gap with blended learning in mainstream education. [Poster] CSEDU 2015 – 7th International Conference on Computer Supported Education, 23-25 May, Lisboa.

Martins, Ana Sousa (2015). Peregrinação, Fernão Mendes Pinto: versão adaptada – nível B2. Lisboa: Lidel. ISBN 978-972-757-889-4.

Miranda, Florencia (2015). Considerações sobre o ensino de gêneros textuais: pesquisa e intervenção. In: E. Leurquin, M. A. Coutinho and F. Miranda, eds., Formação docente: textos, teorias e práticas. 1.st ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, pp.217-240. ISBN 978-85-7891-344-4.

Miranda, Florencia (2015). Identidad e identificación del género resumen de ponencia en Portugués y Español: algunas expresiones referenciales singulares. In: G. Cariello et al., eds., Tramos y Tramas V: culturas, lenguas, literaturas e interdisciplina. Estudios Comparativos. Rosario: Laborde, pp.77-86. ISBN 978-987-677-052-1.

Miranda, Florencia and Coutinho, Maria Antónia (2015). Les propriétés différentielles des genres et leurs implications didactiques / As propriedades diferenciais dos géneros e suas implicações didáticasRecherches et Applications, (58) (Suplemento: Le Français dans le Monde), pp.17-26. ISSN 0994-6632.

Morozova, Milana (2015). O papel do conhecimento partilhado no funcionamento do humorRevista Portuguesa de Humanidades – Estudos Linguísticos, 19(1) (Discurso e cognição), pp.191-212. ISSN 0874-0321.

Oliveira, Teresa (2015). Between evidentiality and epistemic modality: the case of the future and the conditional in European PortugueseBelgian Journal of Linguistics, [online] 29(1), pp.101-121. Available at: http://www.jbe-platform.com/content/journals/10.1075/bjl.29.05oli [Accessed 28 Sep. 2017]. eISSN 1569-9676; ISSN 0774-5141.
DOI 10.1075/bjl.29.05oli

Pereira, Luísa Álvares and Graça, Luciana (2015). O trabalho do professor na aquisição da escrita do artigo de opinião: o caso da sequência didáticaEducação e Linguagens, [online] 4(6), pp.15-32. Available at: http://www.fecilcam.br/revista/index.php/educacaoelinguagens/article/view/797
[Accessed 8 Nov. 2017]. ISSN 2238-6084.

Pereira, Luísa Álvares and Graça, Luciana. (2015). Formação de professores para o ensino da produção de textos escritos: possíveis e impossíveis. In: E. Leurquin, M. A. Coutinho and F. Miranda, eds., Formação docente: textos, teorias e práticas. 1.st ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, pp.55-74. ISBN 978-85-7891-344-4.

Pereira, Luísa and Graça, Luciana (2015). Contributos para a aprendizagem da escrita: dos princípios de acção à sequência de ensino como eixo da aprendizagem da produção de textosExedra, [online] Número Temático de 2015 (Didática do Português: Investigação e Práticas), pp.195-208. Available at: http://www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2015/07/10-195-208-LUISA-E-LUCIANA.pdf
[Accessed 8 Nov. 2017]. ISSN 1646-9526.

Pereira, Susana and Correia, Clara Nunes (2015). Formas e construções linguísticas no Português Europeu: ferramentas referenciais e género textualCadernos de Linguagem e Sociedade, [online] 16(1), pp.48-60. Available at: http://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/12247 [Accessed 12 Oct. 2017]. eISSN 2179-4790; ISSN 0104-9712.

Pinto, Rosalice (2015). Argumentação e persuasão em gêneros textuaisEID&A – Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, [online] (9), pp.102-114. Available at: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/839 [Accessed 28 Sep. 2017]. ISSN 2237-6984.

Pinto, Rosalice (2015). Argumentação na linguística dos gêneros: especificidades teórico-metodológicasRevista de Letras, [online] 2(34), pp.20-30. Available at: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/3036/2339 [Accessed 28 Sep. 2017]. eISSN 2358-4793; ISSN 0101-8051.

Pinto, Rosalice (2015). Competência empreendedora e sua configuração linguístico-textual: o papel das figuras interpretativas do agirDiacrítica, [online] 29(1), pp.233-259. Available at: http://cehum.ilch.uminho.pt/cehum/static/publications/diacritica_29-1.pdf [Accessed 27 Sep. 2018]. ISSN 0807-8967.

Pinto, Rosalice and Marques, Maria Aldina (2015). L’affaire Nafissatou Diallo contre Dominique Strauss-Kahn: argumentation et émotion dans les journaux portugais et brésiliens. In: A. Rabatel, M. Monte and G. Rodrigues, eds., Comment les médias parlent des émotions. L’affaire Nafissatou Diallo contre Dominique Strauss-Kahn. 1.st ed. Limoges: Lambert-Lucas, pp.271-290. ISBN 978-2-35935-121-7.

Pinto, Rosalice and Pita, Sara (2015). Political ethè in the public sphere: argumentative and persuasive clash. [Poster] Argumentation and Reasoned Action. 1.st European Conference on Argumentation, 9-12 Jun., Lisboa.

Seara, Isabel Roboredo (2015). A escrita colaborativa em ambiente digital: a metáfora do labirinto. In: A. Tinoco Cabral, J.-L. Minel and S. Marquesi, eds., Leitura, escrita e tecnologias. 1.st ed. São Paulo: Terracota, pp.75-91. ISBN 978-85-8380-021-7.

Seara, Isabel Roboredo (2015). Marqueurs et stratégies de la confidence dans les fórums et les journaux personnels en ligne. In: A. Curea et al., eds., Discours en présence. Hommage à Liana POP. 1.st ed. Cluj: Presa Universitara Clujeana, pp.81-92. ISBN 978-973-595-914-2.

Seara, Isabel Roboredo and Marques, Isabelle Simões (2015). Guerre ou paix autour de l’Accord Orthographique au Portugal. Étude des modalités dans des polémiques verbales. In: Travaux et Documents: faits de langue et de discours pour l’expression des modalités dans les langues romanes. Paris: Université Paris 8, pp.435-456. ISBN 978-2-911860-60-8.

Seara, Isabel Roboredo e Viola, Ana (2015). Da (des)construção da dedicatória: análise linguístico-textual. In: J. Veloso, A. Moreno and F. Silva, eds., Textos Selecionados do XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Braga: APL, pp.557-573. ISBN 978-989-97440-4-2.

Seara, Isabel Roboredo; Cabral, Ana Lúcia and Marquesi, Sueli (2015). L’articulation entre le descriptif et les émotions dans l’argumentation en faveur de Dominique Strauss-Kahn. In: A. Rabatel, M. Monte and G. Rodrigues, eds., Comment les médias parlent des émotions. L’affaire Nafissatou Diallo contre Dominique Strauss-Kahn. 1.st ed. Limoges: Editions Lambert-Lucas, pp.307-323. ISBN 978-2-35935-121-7.

Sebastião, Isabel (2015). O papel do género epistolar no desenvolvimento de competências discursivo-textuais. In: E. Leurquin, M. A. Coutinho and F. Miranda, eds., Formação docente: textos, teorias e práticas. 1.st ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, pp.165-178. ISBN 978-85-7891-344-4.

Sebastião, Isabel (2015). Uma perspetiva da construção da polemicidade discursiva em Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis. In: J. C. Pereira, ed., Camilo Castelo Branco et Machado de Assis: d’une rive à l’autre. 1.st ed. Paris: Éditions des Archives Contemporaines, pp.157-173. ISBN 9782813001788.

Simões, Darcilia; Osório, Paulo and Molica, Cecília, eds. (2015). Contribuição à Linguística no Brasil: um projecto de vida. Miscelânea em homenagem a Cláudia Roncarati. Rio de Janeiro: Dialogarts. ISBN 978-85-8199-032-3.

Teixeira, Carla (2015). Hedonismo e consumo: o papel do especialista da área do vinho como mediador de experiênciasScripta, [online] 19(36), pp.437-466. Available at: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p437/9655
[Accessed 28 Sep. 2017]. eISSN 2358-3428; ISSN 1516-4039.
DOI 10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p437

Teixeira, Carla (2015). La experiencia del vino en crónicas de periodismo radiofónico. Análisis temático y argumentativoPragmalingüística, [online] (23), pp.211-228. Available at: http://revistas.uca.es/index.php/pragma/article/view/2055 [Accessed 28 Sep. 2017]. eISSN 2445-3064; ISSN 1133-682X.

Teixeira, Carla (2015). Pistas para o ensino do género anúncio publicitário. In: E. Leurquin, M. A. Coutinho and F. Miranda, eds., Formação docente: textos, teorias e práticas. 1.st ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, pp.203-216. ISBN 978-85-7891-344-4.

Valentim, Helena (2015). Boundary, a metalinguistic concept in the core of language deformability. In: P. Rosenberg, K. Jungbluth and D. Rhobodes, eds., Linguistic construction of ethnic borders. 1.st ed. Bern: Peter Lang, pp.249-261. ISBN 978-3-631-65377-7.

Valentim, Helena (2015). Deixis in european portuguese: representation and reference construction. In: K. Jungbluth and F. Da Milano, eds., Manual of Deixis in romance languages. 1.st ed. Berlin: De Gruyter, pp.247-314. ISBN 978-3-11-031767-1.

Valentim, Helena (2015). Princípios de variação na língua e no discurso. Reflexão sobre o papel e o lugar do estudo da linguagem nas Ciências Humanas e Sociais. In: J. P. Mariz and S. de Oliveira, eds., Estudos em linguagens, discurso e tradução. 1.st ed. Campina Grande: Editora da Universidade Federal de Campina Grande, pp.21-37. ISBN 978-85-8001-156-2.


2014

Adam, Jean-Michel (2014). O contínuo da linguagem: língua e discurso, gramática e estilística. Trans. by I. Simões Marques. Estudos Linguísticos / Linguistics Studies, (9), pp.15-25. ISSN 1647-0346.

Alzamora, Helena (2014). Acabar de vinfdeixar de vinf e parar de vinfno Português Europeu contemporâneo: contributo para a discussão do estatuto destas perífrases verbaisEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (10), pp.131-144. ISSN 1647-0346.

Brocardo, Maria Teresa (2014). Construções com “ser”, “estar”, “jazer” na História do Português: notas em torno de inovação, persistência e obsolescência. In: L. Eirín García and X. López Viñas, eds., Lingua, texto, diacronía. Estudos de Lingüística Histórica (Monografia 9 da Revista Galega de Filoloxia). 1.st ed. A Coruña: Universidade de A Coruña – Área de Filoloxías Galega e Portuguesa, pp.97-107. ISBN 978-84-9749-609-4.

Brocardo, Maria Teresa (2014). Gramática e Texto em diacronia: haver (mais-que-perfeito simples) de+ infinitivo em duas crónicas de ZuraraEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (10), pp.39-47. ISSN 1647-0346.

Brocardo, Maria Teresa (2014). Tópicos de História da língua portuguesa. Lisboa: Colibri. ISBN 978-989-689-389-7.

Bulea-Bronckart, Ecaterina (2014). É assim que vivem os signos? Trans. by M. A. Coutinho. Estudos Linguísticos / Linguistics Studies, (9), pp.61-93. ISSN 1647-0346.

Caetano, Maria do Céu (2014). Herança sufixal: os sufixos -ático, -ádig- (-ádeg-) e -agemRevista Galega de Filoloxía, (15), pp.53-68. ISSN 1576-2661.

Cardoso, Adriana; Pereira, Susana and Silva, Encarnação (2014). Gramática e Texto: uma experiência na formação de professoresEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (10), pp.355-380. ISSN 1647-0346.

Correia, Clara and Caetano, Maria do Céu, eds. (2014). Nota editorialEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (10) (Textos selecionados da III Conferência Internacional Gramática e Texto / Selected texts of the 3rd Internacional Conference on Grammar and Text – GRATO 2013), pp.11-12. ISSN 1647-0346.

Correia, Clara Nunes and Caetano, Maria do Céu, eds. (2014). Estudos Linguísticos / Linguistic Studies, (10) (Textos selecionados da III Conferência Internacional Gramática e Texto / Selected texts of the 3rd Internacional Conference on Grammar and Text – GRATO 2013). ISSN 1647-0346.

Correia, Clara Nunes, coord.; Tanto, Camile; Cunha, Lúcia; Shotropa, Larysa and Jorge, Noémia, eds. (2014). From language to discourse. Selected papers of VII Linguistic Sharing Forum. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing. ISBN 978-1-4438-5691-1.

Correia, Clara Nunes, coord.; Tanto, Camile; Cunha, Lúcia; Shotropa, Larysa and Jorge, Noémia, eds. (2014). Editorial note. In: C. Nunes Correia, coord.; C. Tanto, L. Cunha, L. Shotropa and N. Jorge, eds., From language to discourse. Selected papers of VII Linguistic Sharing Forum. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, p.vii. ISBN 978-1-4438-5691-1.

Coutinho, Maria Antónia (2014). Language in action: epistemological and methodological issues. In: C. Nunes Correia, coord., C. Tanto, L. Shotropa, L. Cunha and N. Jorge, eds., From language to discourse. Selected papers of VII Linguistic Sharing Forum. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp.224-235. ISBN 978-1-4438-5691-1.

Coutinho, Maria Antónia (2014). Les liages textuels au défi d’une approche descendante. In: M. Monte and G. Philippe, eds., Genres et textes: déterminations, évolutions et confrontations. Etudes offertes à Jean-Michel Adam. 1.st ed. Lyon: Presses Universitaires de Lyon, pp.269-286. ISBN 978-2-7297-0873-3.

Cunha, Lúcia (2014). O contributo das macroestruturas para a organização temática na recensão crítica enológicaEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (9), pp.11-126. ISSN 1647-0346.

Ferrão Tavares, Clara; Silva, Jacques and Silva, Marlène (2014). Implicações do conceito de “multimodalidade” em ciências da educação… Ou “A prof tinha de estar no Facebook!” In: M. J. Carvalho, A. Loureiro and C. Ferreira, eds., Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Espaços de Investigação, Reflexão e Ação Interdisciplinar. Vila Real: SPCE, pp.1051-1061. ISBN 978-989-704-188-4.

Frade, Mafalda (2014). Ecos de morte no Cancioneiro Geral: os mitos clássicos. In: A. Pinto, ed., Do Reino das Sombras: Figurações da Morte. Braga: Aletheia, pp.227-236. ISBN 978-972-697-220-4.

Frade, Mafalda (2014). Sobre a construção ser de + infinitivo no Livro dos Ofícios do Infante D. PedroEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (10), pp.65-78. ISSN 1647-0346.

Gonçalves, Matilde (2014). L’Écriture fragmentale et la question du genre littéraire. L’exemple portugais. In: G. Pierre and T. Mustapha, eds., L’Écriture fragmentale. 1.st ed. Sfax: Presses de l’Université de Sfax, pp.279-291. ISBN 978-9938-953-20-9.

Gonçalves, Matilde (2014). Similitudes et différences textuelles dans les genres numériques: blog et site webStudii de Lingvistica, [online] (4), pp.75-91. Available at: http://studiidelingvistica.uoradea.ro/arhiva-ro-4-2014.html [Accessed 28 Sep. 2017]. eISSN 2284-5437; ISSN 2248-2547.

Gonçalves, Matilde and Teixeira, Carla, eds. (2014). Estudos Linguísticos / Linguistics Studies, (9) (O tema em questão). ISSN 1647-0346.

Gonçalves, Matilde and Teixeira, Carla, eds. (2014). Nota editorialEstudos Linguísticos / Linguistics Studies, (9) (O tema em questão), pp.9-10. ISSN 1647-0346.

Graça, Luciana; Pereira, Luísa Álvares and Dolz, Joaquim (2014). Resistências e obstáculos na formação contínua de professores: um estudo de caso sobre o ensino da escrita em diferentes disciplinasEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (10), pp.263-282. ISSN 1647-0346.

Jorge, Noémia (2014). Gramática de Português: 2.º Ciclo – 5.º e 6.º anos. Scientific revision by M. T. Brocardo, M. C. Caetano, C. Nunes Correia, M. Costa, M. A. Coutinho and H. Valentim. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-20169-0.

Jorge, Noémia (2014). Gramática de Português: 3.º Ciclo – 7.º, 8.º e 9.º anos. Scientific revision by M. T. Brocardo, M. C. Caetano, C. Nunes Correia, M. Costa, M. A. Coutinho and H. Valentim. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-30017-1.

Jorge, Noémia; Ramos, Auxília and Braga, Zaida (2014). Preparação para o exame nacional: Português – 11.º ano. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-46901-4.

Leal, Audria and Jorge, Noémia (2014). A análise temática na perspetiva funcional: para um processo interpretativoEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (9), pp.97-110. ISSN 1647-0346.

Marques, Isabelle Simões (2014). Ulysse from Bagdad d’Éric-Emmanuel Schmitt ou l’épopée d’un clandestin. In: A. C. Santos and J. Domingues de Almeida, eds., L’Étranger tel qui(s)´écrit. [PDF] 1.st ed. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pp.39-48. Available at: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/12323.pdf [Accessed 12 Sep. 2017]. ISBN 978-989-8648-15-0.

Marques, Isabelle Simões and Teletin, Andreea (2014). Do afastamento à exaltação: representações das identidades romenas e portuguesas na imprensa escrita francesaActa Semiótica e Lingvistica, [online] 19(2), pp.149-161. Available at:
http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/actas/article/view/23458/12906 [Accessed 28 Sep. 2017]. eISSN 2446-7006; ISSN 0102-4264.

Miranda, Florencia (2014). Contribuições para um modelo didático do género “Resumo de Comunicação”. In: R. Pereira, ed., Ateliê de Textos Académicos: didatização e construção de saberes. João Pessoa: Ideia, pp.273-314. ISBN 978-85-7539-926-2.

Miranda, Florencia (2014). Explorações sobre géneros textuais e mecanismos da organização temática em perspetiva comparadaEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (9), pp.141-153. ISSN 1647-034.

Miranda, Florencia (2014). resumo de comunicação como objeto de ensinoRaído, [online] 8(16), pp.33-55. Available at: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3745/2014 [Accessed 28 Sep. 2017]. ISSN 1984-4018.

Miranda, Florencia (2014). Textos interculturais e olhares cruzados: explorações para o ensino de PLE. In: R. Bruñel Matias and M. Cortez, ed., Comunicação Intercultural e Língua Portuguesa. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, pp.13-29. ISBN 978-987-551-261-0.

Morais, Armindo and Krasa, Daniel (2014). Vivam as férias. Portugiesisch für die Reise. München: Hueber Verlag. ISBN 978-3-19-507243-4.

Oliveira, Teresa (2014). Enunciação mediatizada na imprensa portuguesa e brasileira: um estudo de casoEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (10), pp.209-218. ISSN 1647-0346.

Pinto, Rosalice (2014). Agir em práticas profissionais: uma focalização agentivaEutomia – Revista de Literatura e Linguística, [online] 1(14), pp.296-312. Available at: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/EUTOMIA/article/view/580 [Accessed 28 Sep. 2017]. ISSN 1982-6850.

Pinto, Rosalice (2014). Analogical argumentation in text genres: empirical studies. In: H. Jales Ribeiro, ed., Systematic approaches to argument by analogy. 1.st ed. New York: Springer, pp.171-189. ISBN 978-3-319-06333-1.

Pinto, Rosalice (2014). Construção dos ethè em discursos políticos em Portugal e no Brasil: um estudo comparativoREDIS – Revista de Estudos do Discurso, (3), pp.126-154. ISSN 2183-3954.

Pinto, Rosalice (2014). Estilo na atividade jurídica: uma abordagem textual. In: D. Hora, J. Pedrosa and R. Lucena, eds., Actas del XVII Congreso Internacional Asociación de Lingüística Y Filología de América Latina. [PDF] João Pessoa: ALFAL, pp.2568-2579. Available at: http://www.mundoalfal.org/CDAnaisXVII/trabalhos/R0235-1.pdf [Accessed 4 Oct. 2017]. ISBN 978-85-7539-906-4.

Pinto, Rosalice (2014). Linguagem no Direito: aspectos estilísticos e organizacionais como “preservação de faces”. In: M. Guaraciaba and M. Sparano, eds., Cortesia e estratégias linguístico-discursivas. 1.st ed. São Paulo: Terracota, pp.149-174. ISBN 978-85-8380022-4.

Rastier, François (2014). Temática e tópico. Trans. by M. Gonçalves and C. Teixeira. Estudos Linguísticos / Linguistics Studies, (9), pp.27-59. ISSN 1647-0346.

Ribeiros, Inês and Jorge, Noémia (2014). Leitura e escrita de descrições – análise linguística e percurso didático. [Poster] VII Encontro de Língua Portuguesa nos Primeiros Anos de Escolaridade: Investigação e Boas Práticas, 27 Jun., Lisboa.

Santos, Ana Rita; Cardoso, Adriana and Pereira, Susana (2014). Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1.º ano de escolaridadeTejuelo, [online] 10 (Special issue: La reflexión metalingüística y la enseñanza de la gramática), pp.84-99. Available at: http://www.pergram.pt/assets/santos%2c-cardoso—pereira2014_tejuelo.pdf [Accessed 20 Nov. 2017]. [Accessed 20 Nov. 2017]. ISSN 1988-8430.

Seara, Isabel Roboredo (2014). Prólogo. In: I. Roboredo Seara, dir. e coord., Cortesia: olhares e (re)invenções. 1.st ed. Lisboa: Chiado Editora, pp.11-26. ISBN 978-989-51-2247-9.

Seara, Isabel Roboredo, ed. (2014). Cortesia: olhares e (re)invenções. Lisboa: Chiado Editora. ISBN 978-989-51-2247-9.

Shotropa, Larysa (2014). Derivação avaliativa relacionada com a mulher no português e no russo. In: B. Cieszýnska and F. Silva, eds., Os Estudos de Género na Perspetiva Ibérica e Eslava. [PDF] Lisboa: CLEPUL, pp.345-360. Available at: http://www.lusosofia.net/textos/20150902-cieszynska_beata_silva_fabio_mario_estudos_de_genero.pdf [Accessed 3 Nov. 2017]. ISBN 978-989-8577-35-1.

Silva, Jacques (2014). Du non(-)verbal à la multimodalité en didactique des langues-cultures. In: A. C. Santos, ed., Intercompreensão, plurilinguismo e didática das línguas. 1.st ed. Chamusca: Edições Cosmos, pp.389-411. ISBN 978-972-762-392-1.

Tanto, Camile and Jorge, Noémia (2014). Estruturação do conteúdo temático no texto bíblico As Bodas de CanáEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (9), pp.127-139. ISSN 1647-0346.

Teixeira, Carla (2014). Enunciados do tipo injuntivo em géneros de texto publicitários sobre o vinho. Diacrítica, [online] 28(1), pp.161-179. Available at: http://cehum.ilch.uminho.pt/cehum/static/publications/diacritica_28-1.pdf [Accessed 27 Sep. 2018]. ISSN 0807-8967.

Teixeira, Carla (2014). O texto expositivo-argumentativo. Reflexão sobre o género e o agir do alunoEutomia – Revista de Literatura e Linguística, [online] 1(13) (Special edition, tribute to Jean-Paul Bronckart), pp.697-717. Available at: https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/view/572/490 [Accessed 28 Sep. 2017]. ISSN 1982-6850.

Teixeira, Carla and Gonçalves, Matilde (2014). A análise temática de textos: entre o interacionismo e a semântica textualEstudos Linguísticos / Linguistic Studies, (9), pp.155-175. ISSN 1647-0346.