Colóquio Internacional “Reformular, uma questão de géneros?”

Tem hoje início o Colóquio Internacional “Reformular, uma questão de géneros?” na Universidade do Porto.

Organizado pelo Centre de Recherches sur les Médiations da Université de Lorraine (CREM), o Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL) e o Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP), este colóquio trata do tópico da reformulação e a articulação entre reformulação e géneros, para dar conta do estado da arte realizado, mas também encontrar novos caminhos em busca do sentido de reformulado.

Vários investigadores do NOVA CLUNL participam ativamente neste colóquio com apresentações orais:

Dia 17 de junho de 2019

Sandra Patrícia Ataíde Ferreira (Universidade Federal de Pernambuco, Brasil), Audria Leal e Fabíola Mónica da Silva Gonçalves (Universidade Estadual da Paraíba, Brasil)
“O artigo de opinião por universitários: a reformulação em contexto de investigação de leitura”

Matilde Gonçalves e Rute Rosa
“Mecanismos de reformulação no artigo científico”

Marta Fidalgo
“Textos e pessoas: uma (re)formulação interacionista da noção de género”

Carolina da Costa Joaquim
“A repetição como estratégia de reformulação em discursos políticos de autoria feminina e masculina: uma questão de género(s)?”

Dia 18 de junho de 2019

Helena Topa Valentim
“Sequências reformulativas em comentários em linha. Uma descrição enunciativa convergente com a caracterização do género”

Maria Antónia Coutinho é conferencista convidada e Matilde Gonçalves integra a Comissão Organizadora.

Veja informações detalhadas no sítio web deste evento:

Atualização: alguns registos fotográficos

Créditos: Audria Leal, Marta Fidalgo, Matilde Gonçalves, Rute Rosa